9ª edição do Concurso NossoCafé
A competição é anual e avalia cafés especiais com o objetivo de estimular a produção

A Yara anuncia a realização da nona edição do Concurso NossoCafé, competição anual que avalia cafés especiais com o objetivo de estimular a produção nacional de alta qualidade, reforçando a importância da nutrição equilibrada no plantio da cultura.
O concurso avalia quesitos como equilíbrio, sabor, acidez e doçura em três categorias: “Café Natural”, “Café Descascado, Descolpado ou Desmucilado” e “Sustentabilidade”. Em um primeiro momento, cada classificação é avaliada em quatro regiões diferentes do país, totalizando oito vencedores regionais. Todos terão duas sacas de café adquiridas pela Yara, totalizando R$ 7.000,00, e ganharão uma viagem para participar da Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG), que acontece de 5 a 7 de novembro.
Na ocasião, em um evento no dia 6 de novembro, serão revelados os dois campeões nacionais, que terão três sacas das suas produções adquiridas pelo valor total de R$ 24.000,00 e distribuídas pela Yara em 2026 em feiras e fóruns do setor, além de receberem uma consultoria de marca desenhada para alavancar seus negócios.
“O concurso, muito além de reconhecer os produtores e seus cafés, também promove conexões com a cadeia que é consumidora do café. Grandes empresas são convidadas para as bancas de avaliação e descobrem esses produtos que, além de saborosos, têm um valor agregado diferente de outras opções do mercado, como a sustentabilidade. Por exemplo, os cafés cultivados com o Programa Nutricional NossoCafé, hoje, já entregam um grânulo com uma média de 40% a menos de carbono quando comparado com outros do mercado”, comenta Vinicius Giroto, Especialista Líder do Cultivo de Café na Yara Brasil.
Detalhes sobre o Concurso
O Concurso NossoCafé está aberto a todas as propriedades cafeeiras que utilizaram o Programa Nutricional NossoCafé da Yara na safra 2024/2025 e está dividido em duas etapas.
A primeira, consiste na realização da inscrição no site, disponível a partir do dia 11 de agosto, seguida pelo envio do café para análise. As amostras são classificadas de acordo com protocolos e avaliação da BSCA (Brazilian Specialty Coffee Association). Os produtores selecionados para a segunda fase deverão apresentar, de 25 a 30 de setembro, uma nova amostra, que será classificada por uma comissão julgadora, também conforme a metodologia da BSCA. São aceitas apenas amostras de café da espécie Coffea arábica L.
O regulamento completo está disponível no site do Concurso NossoCafé.