CI

Soja sofre com o calor extremo na Argentina

Temperaturas acima dos 40°C na floração, afetou as lavouras


Soja argentina enfrenta desafios climáticos: áreas com boa saúde contrastam com áreas afetadas por calor e seca. Soja argentina enfrenta desafios climáticos: áreas com boa saúde contrastam com áreas afetadas por calor e seca. - Foto: United Soybean Board

As recentes condições climáticas na Argentina revelam desafios significativos para as lavouras, com temperaturas máximas ultrapassando os 40°C em algumas regiões, afetando potencialmente a evapotranspiração das culturas, conforme indicado pelo Informe Agrometeorológico do Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (INTA).  

A semana em análise trouxe consigo temperaturas máximas ainda elevadas, ultrapassando os 40°C em regiões do norte de Cuyo, Santiago del Estero, Formosa e Chaco. Já nas áreas central e sul do país, os termômetros marcaram entre 28 e 32°C. É importante notar que temperaturas acima dos 35°C foram registradas por entre um e três dias em áreas como o norte de Cuyo, norte da região Pampeana e NEA. 

O boletim ainda destaca que os Índice de Vegetação de Diferença Normalizada (NDVI), estão relativamente acima dos níveis da média histórica, sinalizando boas condições de desenvolvimento na parcela central das regiões produtoras. Além disso, a disponibilidade hídrica do solo mostra extremos, com máxima capacidade de água útil em certas regiões e condições de seca extrema em outras, exigindo gestão cuidadosa da irrigação e do solo.

Apesar de uma ligeira melhoria nas condições climáticas na região norte da Argentina, as lavouras de soja de plantio tardio experimentaram uma degradação nas condições gerais, agora classificadas como "regulares". O mesmo foi observado em algumas áreas ao sul das regiões produtoras, particularmente naquelas lavouras que enfrentaram a fase de floração sob condições de temperaturas extremas. Quanto ao milho e à soja plantada precocemente, as condições mantiveram-se estáveis, sem alterações em relação ao último levantamento.



Fonte: INTA

Confira as condições da lavouras, de acordo com o INTA:

milho: O cereal se encontra entre o enchimento de grãos e a maturidade em Buenos Aires e Santa Fe, enquanto que, no resto das províncias relatadas, observam-se milhos tardios entre a floração e o enchimento de grão, e milho precoces entre o enchimento de grão e a maturidade.

soja: O cultivo de primeira se encontra majoritariamente entre o enchimento de grão e o início da maturidade, enquanto que, o cultivo de segunda se encontra entre a floração e o enchimento de grão.

girassol: O cultivo se encontra na maturidade em grande parte da superfície com presença do cultivo. Além disso, províncias como Chaco, Corrientes e Entre Ríos já finalizaram a colheita. Dito trabalho apresenta diferente grau de avanço em todas as províncias, chegando a cobrir a nível nacional 58% da área.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.