CI

Regulamentação dos bioinsumos é tema na AgroBrasília 2025

A Feira acontece até este sábado (24)



Foto: Sheila Flores

Um seminário que debate a regulamentação da Lei dos Bioinsumos (a Lei 15.070/2024) foi realizado no auditório Buriti durante a edição 2025 da Feira AgroBrasília. O evento ocorreu na tarde desta quinta-feira (22) e é promovido pelo Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS) em parceria com a Associação Brasileira de Bioinsumos (ABBINS), com apoio da Aprosoja Brasil, Aprosoja-GO e Instituto Goiano de Agricultura (IGA). A programação incluiu uma mesa-redonda com especialistas do setor e representantes da MUVI, Solubio e Fazenda Malunga.

Os palestrantes são compostos pelos diretores do GAAS, Eduardo Martins, e da ABBINS, Reginaldo Minaré, e Rose Monnerat. Monnerat revelou que os planos para os próximos anos da Solubio são incluir representantes do governo no debate sobre a regulamentação dos bioinsumos: “Participamos pela primeira vez no ano passado, esse ano é a segunda e já temos planos para a próxima edição. É importante mostrarmos para o governo quais são essas barreiras que toda a cadeia tem, e por isso planejamos incluir o governo nesse debate, junto conosco”, afirmou Rose Monnerat.

O diretor do GAAS, Eduardo Martins, concorda sobre o futuro do setor residir na questão dos bioinsumos, e destacou principalmente as preocupações do segmento com a regulamentação, para que os direitos adquiridos não regridam. “A lei de bioinsumos é muito importante, pois é uma referência para o mundo, porque separa o tratamento regulatório dos bioinsumos dos agrotóxicos, já que são coisas diferentes e que envolvem riscos diferentes. É o futuro da agricultura brasileira e nossa preocupação é que a regulamentação da lei não cancele as conquistas adquiridas”, explicou.

O diretor da Associação Brasileira de Bioinsumos (ABBINS), Reginaldo Minaré, explicou a importância da temática e, principalmente, do alerta que o seminário fornece aos agricultores que desejam se atualizar no futuro do setor. “É um tema extremamente importante para o universo agrícola como um todo. A tendência para o futuro é aumentar essa sustentabilidade no setor, acreditamos que essa agricultura regenerativa é o futuro do segmento. Também buscamos que o agricultor tenha uma atenção maior a essa mudança de perspectiva”, destacou Reginaldo Minaré.

Realizada anualmente, a AgroBrasília reúne produtores rurais, empresas, instituições de pesquisa e autoridades do setor, promovendo inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentável no campo. A programação da feira segue até o final da semana, se encerrando no próximo sábado (24), com diversas atividades voltadas para o fortalecimento da agricultura e pecuária nacional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.