Canola exige replantio em áreas afetadas por chuvas
Semeadura da canola atinge 92% em Santa Maria

O avanço da semeadura da canola no Rio Grande do Sul foi interrompido pelas chuvas das últimas semanas, conforme aponta o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado na quinta-feira (26). Embora a maioria dos produtores tenha concluído o plantio nos períodos anteriores, os elevados volumes de precipitação comprometeram a emergência das plantas, principalmente nas áreas semeadas mais recentemente.
No Noroeste do estado, lavouras implantadas de forma precoce apresentam falhas no estande, causadas por emergência irregular e pela ação de pragas em plântulas em fase de estabelecimento. “Essa condição pode comprometer o potencial produtivo das lavouras, mas ainda não é possível mensurar as perdas”, informou a Emater/RS-Ascar.
A projeção da entidade é de que a área cultivada atinja 203.206 hectares, com produtividade estimada em 1.737 quilos por hectare. Em comparação com a safra anterior, isso representa aumento de 37,41% na área plantada e de 22,56% na produtividade.
Na região de Bagé, a estimativa de plantio é de 25.995 hectares, dos quais 78% já foram semeados. No entanto, parte dessa área deverá ser replantada devido aos impactos causados pelas fortes chuvas durante estágios críticos de germinação e emergência. Em Manoel Viana, apesar da conclusão da semeadura nos 7.300 hectares previstos, amplas áreas demandam replantio por conta de enxurradas que arrastaram sementes, fertilizantes e solo.
Na região de Frederico Westphalen, cerca de 65% das lavouras estão em fase vegetativa, e 35% em floração. Em Ijuí, a semeadura foi finalizada, mas as chuvas impediram os tratos culturais. As plantas evoluíram rapidamente para elongação e início da inflorescência, com maior densidade observada nas áreas semeadas entre o fim de maio e o início de junho.
Em Santa Maria, 92% das áreas foram semeadas, com predomínio do desenvolvimento vegetativo. Em Santa Rosa, 97% da área projetada foi semeada; 76% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo e 24% em floração, com alguns cultivos já iniciando o enchimento de grãos.
Na região de Soledade, a semeadura foi concluída, mas as chuvas intensas causaram erosão hídrica, prejudicando a fertilidade do solo em áreas de escoamento superficial.