Agricultores do Piauí recebem treinamento em bioinsumos
Conab e IFRN realizam oficina sobre bioinsumos no Piauí

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promove, até 29 de agosto, um workshop sobre o uso de bioinsumos no cultivo de arroz . A atividade integra o Programa Ar Roz da Gente, criado para estimular a produção do grão no Brasil e ampliar o fortalecimento da agricultura familiar.
De acordo com a Conab, os bioinsumos são produtos de origem biológica, como microrganismos, extratos vegetais e agentes de controle biológico. Eles podem ser usados ??em substituição ou complemento de insumos químicos. “O uso de bioinsumos contribui para a redução de custos de produção e favorecendo práticas agrícolas mais sustentáveis”, informou a companhia.
Um workshop é organizado em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A abertura foi conduzida pelo superintendente regional da Conab no estado, Danilo Viana, acompanhado pelo gerente operacional, Thiago Pires.
As atividades são ministradas pelo engenheiro agrônomo Adelan Alcântara, especialista em controle biológico contratado pelo programa, e pelos pesquisadores Ivan Cruz e Valter Matrangolo, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), unidade de Milho e Sorgo.
O workshop acontece na comunidade rural Josué de Castro, em Buriti dos Lopes (PI), município localizado a cerca de 300 quilômetros de Teresina. A abertura ocorreu na segunda-feira (25).
Participam da capacitação 30 agricultores familiares — 20 da comunidade anfitriã e outros 10 de diferentes regiões do Piauí vinculadas ao programa. Além deles, nove agentes de acompanhamento territorial contratados pelo Arroz da Gente e dez multiplicadores de órgãos governamentais das esferas municipal, estadual e federal também recebem treinamento.