CI

Por que plantas tratadas com biológicos toleram mais à seca?

A descoberta pode oferecer uma nova abordagem para enfrentar os desafios da escassez de água


O estudo, focado na soja, revelou que as sementes tratadas com bactérias adaptadas à seca apresentaram resistência ao estresse hídrico O estudo, focado na soja, revelou que as sementes tratadas com bactérias adaptadas à seca apresentaram resistência ao estresse hídrico - Foto: Canva

Um estudo publicado no periódico Rhizosphere a capacidade das plantas tratadas com bioinsumos de resistirem à seca. O estudo, focado na soja, revelou que as sementes tratadas com bactérias adaptadas à seca apresentaram resistência ao estresse hídrico. A descoberta pode oferecer uma nova abordagem para enfrentar os desafios da escassez de água.

Os pesquisadores isolaram bactérias resistentes à seca e as inocularam nas sementes de soja. Em condições controladas, as plantas foram submetidas à irrigação interrompida, simulando o estresse hídrico. Surpreendentemente, as plantas tratadas com as bactérias apresentaram uma série de benefícios em comparação com as não tratadas.

MAIS: Sementes tratadas com biológicos: Por que toleram mais a seca?

De acordo com Franquiéle Bonilha, Dra. em Ciência do Solo e Consultora Agronômica em PDI, desenvolver estratégias para enfrentar as crescentes ameaças das mudanças climáticas na agricultura é uma prioridade global. A seca, em particular, pode devastar colheitas e prejudicar a segurança alimentar em todo o mundo. Apesar dos avanços na criação de cultivares mais resistentes, as grandes culturas continuam vulneráveis.

Ainda segundo o estudo, as plantas tratadas exibiram maior teor de água foliar, integridade do tecido foliar, teor de clorofila e capacidade de fotossíntese. Além disso, desenvolveram melhor estrutura de raízes, maior nodulação e menor presença de substâncias indicadoras de estresse oxidativo. A Dra. em Ciência do Solo enfatiza que os resultados destacam o papel dos bioinsumos na agricultura moderna, oferecendo uma solução promissora para mitigar os efeitos adversos da seca. 

Confira outros materiais técnicos nas seções Fertilizantes e Biológicos do Portal Agrolink.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.