CI

Mato Grosso: venda da soja avança com estoque e preço favoráveis

Soja 24/25 atinge 70% de vendas no estado



Foto: Pixabay

De acordo com a análise semanal divulgada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) na segunda-feira (12), a comercialização da soja da safra 2024/25 em Mato Grosso atingiu 70,55% da produção estimada em abril. O índice representa um avanço de 11,57 pontos percentuais em relação a março.

Segundo o Imea, a valorização dos preços da oleaginosa em comparação ao mesmo período do ano passado estimulou os produtores a intensificarem as vendas. “A melhora nas cotações foi um dos principais fatores que motivaram os produtores a aproveitar o momento de mercado”, apontou o instituto.

Outro fator que influenciou a intensificação das negociações foi a necessidade de liberar espaço nos armazéns para a chegada da safra de milho. O preço médio da soja em abril foi de R$ 112,05 por saca, alta de 2,66% em relação a março.

Quanto à safra 2025/26, o percentual comercializado alcançou 10,71% da produção estimada, com avanço mensal de 2,61 pontos percentuais. Apesar da evolução, o ritmo de vendas permanece abaixo da média registrada nos últimos cinco anos. O preço médio para a soja da próxima temporada em abril foi de R$ 109,95 por saca, o que representa uma leve queda de 0,28% na comparação com o mês anterior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.