CI

Trigo paranaense sofre com geadas de junho

Geadas reduzem qualidade do trigo no estado



Foto: Canva

As geadas registradas no Paraná no fim de junho causaram deterioração nas condições das lavouras de trigo, segundo o Boletim de Conjuntura Agropecuária divulgado na quinta-feira (3) pelos analistas do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

De acordo com o boletim, 96% da área estimada para cultivo de trigo no estado já está semeada. As áreas implantadas mais recentemente apresentaram bom início de ciclo, favorecidas pelo volume de chuvas na semana, com exceção de algumas lavouras afetadas por erosão e encharcamento. No entanto, para as lavouras em estágios mais avançados de desenvolvimento, os danos provocados pelas geadas foram mais amplos.

“O impacto foi particularmente forte no Norte do estado, onde muitas lavouras estavam em fase de floração”, informa o Deral. Até a semana anterior, 99% das lavouras eram classificadas como em boas condições e apenas 1% como médias. Após os eventos climáticos, esse quadro foi reavaliado para 84% em boas condições, 9% médias e 7% ruins. As áreas consideradas ruins somam mais de 50 mil hectares, e a estimativa é que apresentem produtividade inferior à prevista.

O boletim alerta que ainda não é possível determinar com precisão a extensão dos prejuízos, que variam desde perdas totais até impactos mais leves. “A avaliação mais conclusiva só poderá ser feita durante o enchimento de grãos”, informa o Deral, referindo-se à fase reprodutiva da planta.

Os efeitos das geadas devem ser incluídos na próxima atualização da Previsão de Safras, prevista para julho. Ainda que as temperaturas continuem baixas, não há, até o momento, previsão de novas geadas com potencial de impacto na cultura do trigo durante a primeira quinzena do mês.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.