CI

Chuvas fora de época ameaçam trigo na Índia

Índia anunciou planos ambiciosos para triplicar sua capacidade de armazenamento



Em resposta, o governo indiano anunciou planos ambiciosos para triplicar sua capacidade de armazenamento Em resposta, o governo indiano anunciou planos ambiciosos para triplicar sua capacidade de armazenamento - Foto: Agrolink

De acordo com dados oficiais divulgados pelo Times of India, cerca de 5,5 milhões de toneladas de trigo adquirido no estado de Punjab ainda não foram colhidas ou armazenadas adequadamente, o que representa aproximadamente 45% do volume total. O mau tempo, com chuvas fora de época, elevou a preocupação entre agricultores e comerciantes, diante da falta de infraestrutura moderna de armazenamento e do risco crescente de perdas por umidade.

Até o dia 4 de maio, cerca de 12,2 milhões de toneladas de trigo chegaram aos mercados de grãos da região. Deste total, o governo adquiriu 11,1 milhões de toneladas, enquanto o setor privado comprou outras 971 mil toneladas. No entanto, apenas 6,7 milhões de toneladas — cerca de 55% do total — foram efetivamente armazenadas. A taxa de retirada do produto dentro de até 72 horas após a aquisição atingiu 63%, apontando para um gargalo logístico preocupante.

A safra nacional de trigo da Índia, segundo relatório recente do Serviço Agrícola Estrangeiro (FAS) do Departamento de Agricultura dos EUA, deve alcançar 113,2 milhões de toneladas no ano comercial 2024-25, cultivadas em 31,8 milhões de hectares. Como segundo maior produtor mundial de trigo, atrás apenas da China, a Índia enfrenta o desafio de garantir condições adequadas para conservar sua produção.

Em resposta, o governo indiano anunciou planos ambiciosos para triplicar sua capacidade de armazenamento de trigo, passando dos atuais 2,8 milhões para 9 milhões de toneladas em três anos, conforme informou o Financial Express. O projeto integra um investimento de US$ 15 bilhões para criar uma capacidade adicional de 70 milhões de toneladas de armazenamento nos próximos cinco anos, por meio da construção de milhares de armazéns e silos em todo o país. O objetivo é armazenar 100% da produção nacional de grãos, melhorando a eficiência da cadeia de suprimentos e evitando perdas provocadas por falhas logísticas e climáticas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.