CI

Preço do leite pago ao produtor aumenta em MT

Farelo de soja registra queda


Foto: Divulgação

O preço do leite pago ao produtor em Mato Grosso registrou um aumento em fevereiro de 2024, com uma média de R$ 1,93 por litro, representando um avanço de 5,19% em relação a dezembro de 2023. Essa elevação foi impulsionada principalmente pela redução na captação de leite no estado, conforme dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Por outro lado, o farelo de soja teve uma queda de 5,63% em fevereiro de 2024, sendo cotado a R$ 1.736,88 por tonelada em comparação com janeiro do mesmo ano. Essa redução foi resultado de uma demanda interna enfraquecida e uma maior oferta devido ao avanço da colheita da matéria-prima, além da baixa nos preços externos devido à expectativa de uma maior oferta proveniente da Argentina.

Com essa dinâmica de mercado, o poder de compra do pecuarista leiteiro em relação ao farelo de soja melhorou em fevereiro de 2024. Assim, o pecuarista precisou de 889,77 litros de leite para adquirir uma tonelada do insumo, o que representa uma redução de 10,29% em relação a janeiro de 2024. Este resultado é o menor registrado no estado desde maio de 2023 e o menor para o mês de fevereiro desde 2017 no mercado de Mato Grosso.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.