CI

Frente fria avança e as temperaturas vão cair

Chuvas ainda serão intensas no Sul, enquanto ZCIT mantém atividade no Norte.


Previsão do tempo para o Brasil: chuvas fortes no Sul, ZCIT ativa no Norte e Nordeste Previsão do tempo para o Brasil: chuvas fortes no Sul, ZCIT ativa no Norte e Nordeste - Foto: NOAA

Nesta terça-feira (16.04) a atuação das frente fria no Sul do país ainda será expressiva. Mais áreas da região devem registrar chuvas volumosas, com previsão de acumulados entre os 40 e 60 mm de maneira abrangente. Além dos corredores de umidade canalizarem as instabilidades na metade oeste do Centro-Oeste.

Tudo indica que a massa de ar frio e seco que está sobre a Argentina deve começar a adentrar o território nacional no período da tarde desta terça. Portanto, algumas regiões devem registrar as menores temperaturas do dia no período da noite.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Já na faixa norte do Brasil, as chuvas seguem a cargo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), embora a intensidade dessas instabilidades seja menor do que as registradas nos últimos dias. 

Contudo, o cenário ainda é de atenção devido aos grandes volumes registrados no decorrer das últimas semanas. 

Por outro lado, uma massa de ar mais seco mantém as condições de tempo firme no Brasil central, abrangendo desde o norte de São Paulo até o sul do MATOPIBA, incluindo o leste da região Centro-Oeste.

 

Veja o mapa de previsão e o texto por região

Região Norte

As instabilidades na região norte devem ocorrer de maneira irregular e mal distribuídas ao longo desta terça-feira, embora parte das chuvas se organizem alinhadas com os corredores de umidade na metade oeste da região. Além disso, a ZCIT mantém a possibilidade de chuvas volumosas no Amapá, com previsão de até 40 mm de maneira pontual. Já ao sul do Tocantins, a atuação de uma massa de ar seco mantém o tempo firme. 

 

Região Nordeste

De maneira geral, as chuvas devem ser mais irregulares ao norte da região, mas ainda seguem fortemente influenciadas pela presença da ZCIT. Desta forma, áreas entre o norte do Maranhão até o leste de Pernambuco e Paraíba, devem registrar instabilidades. Alguns pontuais podem superar a marca dos 20 mm, que apesar de baixos volumes, a condição é de atenção, pois a região registra chuvas persistentes nas últimas semanas.  Além das áreas ao norte, o leste do Nordeste, com destaque para o Recôncavo Baiano, começa a registrar chuvas mais recorrentes em função das “ondas de leste”. Por outro lado, o oeste baiano, sul do Maranhão e sul do Piauí devem registrar uma condições de tempo mais seco.

 

Região Centro-Oeste

Os corredores de umidade alinhados com a frente fria no cone sul do país, favorecem a formação das nuvens carregadas na metade oeste do Centro-Oeste. Os destaque são para os volumes de chuva previstos no sul e oeste de Mato Grosso do Sul, onde são esperados acumulados entre os 20 a 40 mm, com alguns pontuais superiores aos 50 mm no decorrer do período. As chuvas se alinham no oeste de Mato Grosso, onde também espera-se um dia com tempo fechado, embora as chuvas ocorram com menor intensidade e de maneira mais irregular. Por outro lado, áreas do estado de Goiás, extremo nordeste de Mato Grosso do sul e faixa leste de Mato Grosso, devem ter a influência de uma massa de ar  mais seco, ainda que as temperaturas fiquem na casa dos 28 a 32°C.

 

Região Sudeste

Uma massa de ar mais seco atua na região, impedindo o avanço mais significativo das instabilidades. Mesmo com a aproximação da frente fria, as chuvas devem se concentrar no sul do estado de São Paulo, com volumes inferiores aos 10 mm. Além dessas instabilidades, os ventos úmidos do oceano contribuem com a formação das nuvens carregadas ao norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo.  Nas demais localidades, as condições de tempo seguem com o pseudónimo de sol e pouquíssimas chances para chuvas. Mesmo assim, as temperaturas devem ficar dentro daquilo que seria esperado para a época do ano.

 

Região Sul

A frente fria segue atuando na região, promovendo, novamente, condições de chuvas volumosas sobre o Rio Grande do Sul, avançando para o oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. As projeções indicam acumulados entre os 40 e 60 mm de maneira abrangente, com alguns cenários indicando a possibilidade de volumes acima dos 100 mm em áreas do nordeste do estado gaúcho e oeste catarinense. A expectativa é de que até o final do dia, uma massa de ar mais frio e seco avance pelo sudoeste do Rio Grande do Sul, limpando o tempo e trazendo declínio nas temperaturas. Portanto, as menores temperaturas do dia devem ocorrer na “virada” da noite, com termômetros se aproximando dos 15°C. Mesmo com o avanço da frente fria, ainda nesta terça-feira, as condições de chuvas são menores ao norte do Paraná.   

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.