CI

Algodão: projeção aponta recorde em oferta e estoque

Imea eleva projeção de pluma no Mato Grosso



Foto: Pixabay

Segundo análise semanal divulgada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda-feira (1º), em setembro de 2025 houve aumento na expectativa de Oferta e Demanda de pluma de algodão da safra 2024/25 em Mato Grosso.

A oferta foi estimada em 3,50 milhões de toneladas, alta de 1,12% em relação ao relatório de agosto, impulsionada pela expectativa de maior produção. Com esse resultado, o volume projetado ficou 15,14% acima do registrado na safra anterior.

A demanda total do ciclo foi projetada em 2,72 milhões de toneladas, crescimento de 0,29% frente a agosto e de 11,25% em comparação ao ciclo passado. O incremento mensal decorreu da elevação de 23,20% na estimativa de consumo em Mato Grosso, resultado da ampliação da capacidade de uma indústria fiadora instalada no estado.

A projeção de exportação permaneceu em 2,06 milhões de toneladas, volume 12,43% superior ao observado na safra passada, sendo este o principal fator de aumento da demanda no comparativo anual.

Mesmo diante da expectativa de maior demanda, o estoque final da safra 2024/25 foi elevado em razão da maior oferta, alcançando 780,66 mil toneladas de pluma, o maior volume de toda a série histórica.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.