CI

Como as importações de café na UE estão redefinindo o mercado

Os estoques finais projetados para o ciclo 23/24 são de 9,08 milhões de sacas, um aumento significativo de 25%, superando a média esperada para o período


Aumento constante na concentração desafia as normas sazonais e reflete a dinâmica comercial pós-pandemia Aumento constante na concentração desafia as normas sazonais e reflete a dinâmica comercial pós-pandemia - Foto: Pixabay

De acordo com o relatório da hEDGEpoint Global Markets, as importações de café na União Europeia estão testemunhando uma concentração entre os cinco principais países exportadores, que agora constituem impressionantes 79% das importações. Esse aumento constante na concentração desafia as normas sazonais e reflete a dinâmica comercial pós-pandemia.

Natália Gandolphi, analista de Café da hEDGEpoint, destaca que o Brasil lidera essa concentração, representando uma participação dominante de 45%, impulsionada também pela dependência crescente do conilon brasileiro. Enquanto isso, Uganda está emergindo como uma alternativa no segmento robusta, enquanto o Vietnã enfrenta desafios de abastecimento, refletindo sua menor participação no último trimestre de 2023.

A queda nas importações desde 2022, impulsionada por custos de armazenamento crescentes e legislação ambiental mais rigorosa, levou a uma maior dependência de estoques locais na UE. Isso, por sua vez, sustentou os preços do café, apesar da redução das importações e do aumento da concentração.

Os estoques finais projetados para o ciclo 23/24 são de 9,08 milhões de sacas, um aumento significativo de 25%, superando a média esperada para o período. No entanto, Natália destaca que esse aumento não é sem precedentes e faz referência a um aumento ainda maior nos estoques durante o ciclo 13/14, que ajudou a sustentar o comércio durante um ponto de déficit global.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.