CI

Leite começa o ano com preços em alta

No mercado atacadista, os preços médios dos derivados se mantiveram estáveis



No mercado atacadista, os preços médios dos derivados se mantiveram estáveis No mercado atacadista, os preços médios dos derivados se mantiveram estáveis - Foto: Divulgação

Segundo relatório do Itaú BBA, os preços do leite iniciaram 2025 em trajetória de alta, movimento comum para o período, quando há queda sazonal na produção em relação ao último trimestre do ano anterior. Essa tendência costuma se estender até maio ou junho. A captação no primeiro trimestre deste ano foi 3,1% maior do que no mesmo período de 2024, mas ainda 4,5% inferior ao trimestre anterior.

Apesar da redução na captação — impulsionada tanto pela sazonalidade quanto pela intensa concorrência entre laticínios pela matéria-prima — e do consequente suporte aos preços, o volume elevado de importações limita altas mais expressivas. No campo, o produtor sentiu em março um aperto na relação de troca entre leite e ração, devido à alta do milho, que superou proporcionalmente o aumento do leite. No entanto, em abril essa pressão começou a ceder com a melhora nas expectativas para a safra de milho safrinha, o que pode aliviar os custos da alimentação animal.

No mercado atacadista, os preços médios dos derivados se mantiveram estáveis até abril, mas coletas semanais recentes mostram sinais de acomodação. Esse cenário pode reduzir os spreads das indústrias, exigindo atenção quanto à sustentabilidade das margens. A dificuldade em repassar preços ao consumidor, aliada ao baixo crescimento econômico e à inflação elevada, também tende a pressionar o setor industrial.

Ainda assim, os produtores mais tecnificados seguem com margens mais favoráveis, mantendo crescimento e ampliando a distância em relação aos sistemas menos intensivos. Já para os laticínios, embora a oferta de leite deva continuar positiva, não são esperadas pressões adicionais nas margens — a menos que o enfraquecimento do consumo e a instabilidade macroeconômica se intensifiquem.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.