CI

Startup leva inovação com luz UV-C ao AiTec da AgroBrasília

A AgroBrasília 2025 segue até sexta-feira (24)



Foto: Divulgação

Começa a AgroBrasília 2025 e, entre os destaques do Ambiente de Inovação e Tecnologia (AiTec), a startup Nock AgroTech chama a atenção na Vila Startup com uma proposta que une ciência, sustentabilidade e ganhos reais para o produtor. Com sede em São Paulo e atuação em cinco estados, a empresa desenvolve e fabrica equipamentos que utilizam radiação ultravioleta tipo C (UV-C) para combater fungos e bactérias, além de estimular o crescimento das plantas.

A tecnologia, desenvolvida por engenheiros e mestres em bioprocessos da Universidade Estadual Paulista (Unesp), atua de forma preventiva e corretiva, com resultados expressivos: redução de até 50% no uso de defensivos convencionais e aumento de até 40% na biomassa das plantas. “Além de desinfetar, conseguimos estimular a produção de compostos de defesa e melhorar a saúde geral da planta”, explica Tiago Azevedo, cofundador da Nock.

Outro diferencial da tecnologia é o impacto no pós-colheita, especialmente em frutas como a laranja. Segundo a empresa, a aplicação do UV-C nos frutos, em casas de beneficiamento, pode aumentar em até 27% o tempo de prateleira — o que representa maior valor agregado e melhor apresentação no mercado.

A startup está há quatro anos no mercado e já desenvolveu diversos modelos de aplicação: de equipamentos manuais, com mochila e bateria, a sistemas adaptados para implementos agrícolas, como barras de pulverização e pivôs centrais. A solução é pensada para facilitar o uso pelo produtor e garantir retorno rápido do investimento. “O payback médio é de 3 a 6 meses”, destaca Azevedo.

Além de atuar em culturas hortícolas e cítricas, a Nock está iniciando projetos em café, soja e sementes de milho, ampliando sua presença em regiões agrícolas estratégicas. A empresa participa da AgroBrasília pela primeira vez e foi uma das 24 selecionadas para compor a Vila Startup, espaço dedicado a soluções inovadoras no AiTec. “A estrutura da feira impressiona, e estamos empolgados com a possibilidade de novas conexões com um público tão diversificado”, afirma Fernando Storion, também cofundador da Nock.

A AgroBrasília 2025 segue até sexta-feira (24), reunindo tecnologia, conhecimento e oportunidades para impulsionar o agronegócio brasileiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.