Chuvas estão afetando a colheita
Mesmo com chuvas, qualidade do cereal ainda é considerada como boa.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informa que a colheita da arroz apresenta cenários distintos em diferentes regiões do Brasil. No sul, as chuvas recentes atrasaram o progresso da colheita, enquanto em estados como Goiás e Tocantins o ritmo dos trabalhos segue acelerado.
No Rio Grande do Sul, a colheita foi impactada pelas chuvas, levando a um progresso limitado na última semana. No entanto, a qualidade do grão colhido permanece satisfatória, garantindo a manutenção do padrão nas áreas já colhidas.
Em Santa Catarina, a colheita nas regiões Norte e Sul avança em ritmos distintos. No Norte, a colheita já está praticamente finalizada, enquanto na região Sul ainda há áreas significativas a serem colhidas, destacando uma variabilidade intraestadual no avanço da safra.
No Maranhão, o excesso de chuvas tem retardado o progresso da colheita. Este cenário contrasta com o de Goiás, onde a colheita avança tanto nas áreas irrigadas sob pivô quanto nas áreas de sequeiro, demonstrando um cenário mais favorável no estado.
No Tocantins, a colheita já atingiu 70%, sinalizando um progresso substancial nas últimas semanas. Já no Mato Grosso, a menor intensidade das chuvas tem favorecido a colheita, permitindo um avanço significativo nos trabalhos de campo.
PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 22 a 28 de abril de 2024
Fonte: Conab
Com pouco mais de 20% das lavouras ainda em campo, a colheita do arroz ocorre conforme as condições climáticas. Desta forma, as áreas do centro-norte do Brasi estão tendo um melhor desempenho, enquanto áreas do sul estão atrasadas, refletindo também no cenário nacional.
Entre os monitoramentos, a colheita subiu de 70,6% para 78,7% (+8,1%). No entanto, este progresso é inferior à média de 92,4% registrada no mesmo período da safra passada.
Fonte: Conab. Elaboração: Agrotempo.
Andamento da colheita
- Tocantins: A colheita progrediu de 67% para 70% na última semana (+3%). Comparado ao mesmo período da safra anterior, a colheita está atrasada, com 97% já concluídos no ano passado.
- Maranhão: O progresso subiu de 8% para 24% na última semana (+16%). No entanto, ainda está abaixo do desempenho de 36% no mesmo período da safra anterior.
- Mato Grosso: A colheita avançou de 72,1% para 81,1% (+9%). Este avanço é ligeiramente superior ao registrado no mesmo período do ano passado (77,3%).
- Goiás: O progresso subiu de 80% para 85% (+5%). No entanto, a colheita ainda está atrasada em comparação ao mesmo período da safra anterior, quando estava completa.
- Santa Catarina: O progresso avançou ligeiramente de 90% para 91% (+1%). Esta porcentagem é significativamente menor do que a colheita concluída do mesmo período da safra passada.
- Rio Grande do Sul: O progresso subiu de 74% para 83% (+9%). Este avanço ainda é inferior ao mesmo período da safra anterior, que estava em 98%.