CI

Clima favorável está com as horas contadas

Monitoramento da Conab indica bom desenvolvimento para cultura



Clima ameno e chuvas regulares garantem desenvolvimento das lavouras em MT, PR, MS, GO e MG. Mas as próximas semanas exigem atenção Clima ameno e chuvas regulares garantem desenvolvimento das lavouras em MT, PR, MS, GO e MG. Mas as próximas semanas exigem atenção - Foto: USDA

O Boletim Semanal da Conab apresenta uma análise do progresso da safra de milho safrinha no Brasil, destacando variações climáticas que impactam as lavouras de diferentes regiões.

Em Mato Grosso, as lavouras encontram-se majoritariamente em estágio de floração e enchimento de grãos, beneficiadas por condições climáticas favoráveis. No Paraná, a maioria das plantações está em fase reprodutiva, e o clima propício permitiu um manejo adequado.

No Mato Grosso do Sul, a umidade no solo tem sido satisfatória, proporcionando um pleno desenvolvimento das lavouras. Em Goiás, as condições climáticas favoráveis têm promovido o crescimento saudável, especialmente das lavouras plantadas mais cedo. Em Minas Gerais, a umidade do solo é menor, impactando parte das lavouras tardias, embora a maioria ainda se desenvolva bem.

No Maranhão, as plantações continuam em boas condições, enquanto no Piauí a maioria das lavouras tem apresentado um bom desenvolvimento, impulsionado pela ocorrência de chuvas. Por outro lado, no Pará, a falta de luminosidade em algumas regiões tem prejudicado o desenvolvimento das plantações de milho safrinha.

Progresso de Safra
Semana de 22 a 28 de abril de 2024

Fonte: Conab

 

Mesmo com o plantio finalizado há algumas semanas, as lavouras ainda estão distantes da colheita, com apenas 2,9% das áreas monitoradas entrando na maturação. Contudo, a  maturação deve ser acelerada devido às condições de clima mais quente e seco.
 

Atenção para a onda de calor e tempo seco

Grande parte das lavouras estão passando pelo estádio da floração (39,2%), sendo que a maioria dessas lavouras estão entre o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Região que vem passando por um período de tempo mais seco e quente, devido à atuação de uma “onda de calor”

Essa condição deve ser desfavorável às lavouras, afetando diretamente na polinização da cultura, trazendo potenciais impactos no potencial produtivo das plantas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.