CI

Trigo com plantio atrasado e lavouras sob estresse

Conab indica atraso de 6,4% no plantio


Atraso no plantio é mais acentuado na Bahia, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná Atraso no plantio é mais acentuado na Bahia, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná - Foto: USDA

Conforme apresentado no último boletim semanal das condições das lavouras realizado pela Conab, aproximadamente um quarto das lavouras de trigo já estão em campo nesta safra de 2024. Apesar dos avanços, a temporada deste ano promete mais desafios climáticos em comparação com as safras anteriores.

O percentual plantado, segundo a Conab, alcançou 24,1%, representando um crescimento de 3,1% em relação à semana anterior. No entanto, este número ainda está 6,4% atrás do registrado no mesmo período do ano passado.

O atraso no plantio é mais acentuado na Bahia, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. O Paraná, em especial, merece destaque por ser responsável por cerca de 44% da produção nacional de trigo nos últimos anos.

Progresso de safra
Semana de 13 a 19 de maio de 2024.


Fonte: Conab

Desses 24,1% que estão em campo, 6,8% já passaram para a fase de floração e avançam para o estágio de enchimento de grãos, principalmente no estado de Goiás. Minas Gerais também apresenta valores mais adiantados, com lavouras atingindo o estágio de floração.

No entanto, áreas de Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais enfrentam um período de restrição hídrica devido à falta de chuvas e temperaturas significativamente mais elevadas para a época do ano.

Em contrapartida, as áreas de São Paulo e Paraná apresentam melhores condições hídricas, com perspectivas de manutenção da umidade do solo ao longo dos próximos dias.

Fonte: Conab. Elaboração: Agrotempo.

 

Progresso do plantio

  • Goiás: Aumento de 4% no plantio (de 80% para 84% esta semana); na safra anterior, o plantio estava em 99%, indicando um atraso este ano.
  • Minas Gerais: Estabilidade no plantio (mantido em 95%); alinhado com o progresso da safra anterior, que estava em 99.6%.
  • Bahia: Sem progresso no plantio (mantido em 0%); na safra anterior, o plantio estava em 95%, refletindo um atraso significativo na safra atual.
  • Rio Grande do Sul: Sem progresso no plantio (mantido em 0%); sem comparação possível, pois não havia plantio no mesmo período da safra anterior.
  • Paraná: Aumento de 7% no plantio (de 27% para 34% esta semana); na safra anterior, o plantio estava em 50%, mostrando um atraso este ano.
  • Santa Catarina: Sem progresso no plantio (mantido em 0%); sem comparação possível, pois não havia plantio no mesmo período da safra anterior.
  • São Paulo: Aumento de 10% no plantio (de 40% para 50% esta semana); na safra anterior, o plantio estava em 75%, indicando um atraso este ano.
  • Mato Grosso do Sul: Estabilidade no plantio (mantido em 71%); na safra anterior, o plantio estava em 100%, mostrando um atraso este ano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.