Europa lidera consumo mundial de café
A média é de 147 mil sacas consumidas diariamente

A Europa se consolida como a maior consumidora de café do planeta, com uma média de 147 mil sacas consumidas diariamente. Segundo dados divulgados pelo Observatório do Café, o consumo total anual do continente chegou a 53,7 milhões de sacas de 60kg no último ano-cafeeiro avaliado, o que corresponde a 30,3% da demanda global.
O levantamento, com base nos dados mais recentes da Organização Internacional do Café (OIC), mostra que o consumo global atingiu 177 milhões de sacas entre outubro e setembro — período adotado pela OIC como ano de comercialização. No mesmo intervalo, a produção mundial totalizou 178 milhões de sacas, gerando um pequeno excedente de 1 milhão de sacas.
A OIC divide a produção de café em quatro grandes regiões: América do Sul, Ásia & Oceania, África e Caribe, América Central & México. Já o consumo é analisado em seis áreas: as quatro produtoras citadas, mais Europa e América do Norte.
A América do Sul lidera a produção mundial com 89,3 milhões de sacas colhidas no período analisado, o que representa cerca de 50% da oferta global e uma média diária de 245 mil sacas. Em seguida, aparece a região da Ásia & Oceania, responsável por 49,9 milhões de sacas — aproximadamente 137 mil sacas por dia — que equivalem a 28% da produção mundial.
A África figura na terceira posição, com produção de 20,1 milhões de sacas (11,3% da oferta global), enquanto Caribe, América Central & México registraram 18,7 milhões de sacas, ou 10,7% da colheita mundial.
Além da liderança europeia, o ranking global de consumo aponta Ásia & Oceania em segundo lugar, com 25,8% do total consumido. América do Norte responde por 17,4%, América do Sul por 15,8%, enquanto África participa com 7% e a região do Caribe, América Central & México representa 3,4% da demanda mundial de café.