Agromen Sementes: de volta às raízes com olhar para o futuro
Marca retoma espaço estratégico no agronegócio nacional

Sendo sinônimo de qualidade e tecnologia, a Agromen Sementes, fundada em 1972 em Orlândia (SP) por José Ribeiro de Mendonça, consolidou-se no mercado brasileiro alcançando em 2006 a marca de 1 milhão de sacos de milho vendidos, o que representava mais de 10% do mercado agrícola na época.
Em 2007, sua divisão de milho foi adquirida pela DowAgrosciences. 10 anos depois, a marca retornou para a administração da família Mendonça, tendo como protagonista seu portfólio de milho convencional - Jmen Sementes, além de híbridos de sorgo.
Nos últimos anos, a marca firmou parcerias estratégicas em biotecnologia, com empresas como GDM, Neogen, TMG, Monsoy e Biotrigo, licenciando cultivares renomadas de soja e trigo. Inovou também ao reformular seu portfólio, ampliando a oferta de milho de alto desempenho com o lançamento dos transgênicos AGN 2M30 PRO4, AGN 2M40 PRO4 e AGN 2M91 PRO3, e os convencionais JMEN 2M70 e JMEN 2M90.
Para Thiago Mendonça, Diretor Agrícola, a expertise da Agromen e as áreas próprias de produção de sementes foram os principais fatores que favoreceram o retorno da marca para o mercado. “Temos uma estrutura própria, moderna e robusta, que nos garante a qualidade das sementes desde a produção até a expedição. A genética de alta produtividade, o rigoroso controle de qualidade, o portfólio multiculturas e a presença nacional são a receita certa para nosso crescimento ao longo dos próximos anos”, complementou Mendonça.
A Agromen possui uma vasta área plantada nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, sendo 17 mil hectares irrigados. Conta também com um laboratório de Análises de Sementes credenciado junto ao MAPA, e três unidades beneficiadoras de sementes em locais estratégicos, com armazenagem 100% em câmara fria, otimizando a logística pelo país.
Todos os híbridos e cultivares são desenvolvidos com foco em sanidade, vigor, germinação e tolerância às doenças. Arno Simmler, Gerente Nacional de Vendas, afirmou que a adoção de novas culturas, como soja e trigo, acelerou o crescimento da empresa nos últimos anos. “Nossa estratégia é oferecer genética adaptada a cada região, com sementes de alta qualidade e o melhor desempenho no campo, de acordo com a necessidade do produtor rural. Nosso próximo passo será impulsionar os últimos lançamentos de sementes e o forte investimento no portfólio de milho convencional - Jmen Sementes, um grande diferencial para o mercado agrícola atualmente”, acrescentou.
Sobre a Agromen Sementes
Empresa brasileira que investe na pesquisa e desenvolvimento de novos híbridos de Milho e Sorgo, há mais de 50 anos no mercado nacional de sementes, levando produtos adaptados e produtivos para todas as regiões do Brasil. Contamos com produção de sementes em áreas próprias e três unidades de beneficiamento para garantir a qualidade e favorecer nossa logística. Atuamos com portfólio de sementes multiculturas, incluindo também o licenciamento de Soja e Trigo. Para obter mais informações visite www.agromen.com.br.