CI

596,8 mil pessoas estavam ocupadas na agropecuária em São Paulo

Ocupação cai e rendimento cresce na agropecuária paulista em 2025


Foto: Divulgação

Rendimento habitual dos trabalhadores do setor cresceu 14,6% em relação ao segundo trimestre de 2024

No segundo trimestre de 2025, a atividade agropecuária contabilizou 596,8 mil pessoas ocupadas no estado de São Paulo, o equivalente a 2,5% do total de ocupados no estado. Em comparação com o mesmo período de 2024, o setor apresentou uma queda de 9,2% no número de trabalhadores.

Entre as atividades agropecuárias com maior número de pessoas ocupadas, o cultivo de café e o de frutas cítricas se destacaram pelas maiores reduções, com quedas de 26,9% e 21,3%, respectivamente. Por outro lado, a aquicultura foi o segmento com maior crescimento, registrando um aumento interanual expressivo de 282,1%. O cultivo de banana também apresentou forte avanço, com alta de 156,7%.

Em relação ao rendimento médio mensal, os trabalhadores cuja atividade principal era a agropecuária receberam o rendimento habitual (valor que não inclui adicionais ou descontos eventuais) de R$ 2.993 no segundo trimestre, o que representa um aumento de 14,6% frente ao mesmo período de 2024. Já o rendimento efetivo, ou seja, o valor que de fato foi recebido, ficou em R$ 2.989, alta de 17%.

Em âmbito nacional, a taxa de desocupação no segundo trimestre deste ano foi de 5,8%, o menor nível desde o início da série histórica, em 2012. O total de pessoas ocupados chegou a 102,3 milhões, alta interanual de 2,4%. Desse total, 7,7 milhões estavam empregados no setor agropecuário, o que corresponde a uma queda de 2,5%.

Para informações mais detalhadas sobre o mercado de trabalho, clique na imagem abaixo. O relatório, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua Trimestral / IBGE) foi elaborado pelo Departamento Econômico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo. Outras informações relevantes sobre o setor podem ser acessadas através do nosso Painel de Dados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.