CI

Produção de trigo recua 4,5% na safra 2024/25

Colheita de trigo avança em Mato Grosso do Sul


Foto: Pixabay

De acordo com dados do 12º Levantamento da Safra de Grãos do ciclo 2024/25, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última quinta-feira (11), a produção nacional de trigo mantém a tendência de retração observada desde o sétimo levantamento, período em que deixou-se de adotar a estatística como base para definição dos parâmetros estimativos. A atual projeção aponta para um volume de 7.536,7 mil toneladas, 4,5% inferior ao registrado na safra anterior. Em relação ao levantamento anterior, observa-se também uma redução de 3,5% na produção estimada, influenciada, principalmente, pelos ajustes nas áreas cultivadas em estados como Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul.

A Conab informou que, embora a produtividade média nacional tenha sofrido leve revisão positiva, o incremento não foi suficiente para compensar as retrações de área. Do ponto de vista fenológico, quase metade das lavouras brasileiras ainda se encontra em fase de desenvolvimento vegetativo, com destaque para Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Segundo a companhia, o Paraná já iniciou a colheita, enquanto Goiás e Minas Gerais aproximam-se da conclusão dos trabalhos de campo. Em Mato Grosso do Sul, a colheita avança com mais da metade da área já colhida.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.