Nova lei amplia acesso de produtores à irrigação no semiárido mineiro
Decreto incentiva pequenos produtores a irrigar

A regulamentação da Nova Política de Agricultura Irrigada Sustentável tem despertado a atenção de produtores do semiárido mineiro. O decreto assinado pelo governador Romeu Zema, em julho deste ano, abriu caminho para que agricultores que antes não tinham acesso a outorga d’água, irrigação e tecnologias de reserva hídrica possam adotar essas práticas.
De acordo com a Secretaria de Agricultura (Seapa), o interesse é crescente. “Produtores têm procurado informações sobre como aderir às novas regras”, destacou a pasta. A demanda também se refletiu no 2º Seminário Mineiro de Irrigação, realizado em agosto, em Montes Claros. O evento, promovido pela Faemg em parceria com a Seapa, reuniu quase mil participantes e contou com caravanas vindas de municípios vizinhos.
O decreto foi elaborado por técnicos da Seapa, da Secretaria de Meio Ambiente (Semad), do Instituto Mineiro de Águas (Igam) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Entre as mudanças, está a flexibilização de exigências que limitavam a adoção de tecnologias como pivôs de irrigação, sistemas de gotejamento e captação de água em poços artesianos.
Em Icaraí de Minas, a tecnologia deve contribuir diretamente para o cultivo de milho, essencial para a produção de silagem destinada à alimentação do gado.