CI

AgroBrasília 2025: Pavilhão de Negócios estimula safras com maior aproveitamento de insumos, lucro, inovação e sustentabilidade

Mais de 50 expositores oferecem produtos aplicáveis em todas as etapas da produção



Foto: Divulgação

A AgroBrasília 2025 oferece, até sábado (24/05), no Pavilhão de Negócios, oportunidades para produtores de pequeno, médio e grande porte que buscam soluções para os desafios do campo — como falta de energia, armazenagem de grãos, aproveitamento da colheita e insumos utilizados na rotina agrícola.

Nesta edição, o Pavilhão conta com 53 expositores de todo o país, interessados em apresentar soluções para o campo com foco em tecnologia e inovação. Para Franceska Cenci, membro do Comitê Gestor da Feira, o Pavilhão de Negócios é vantajoso para todos os produtores que visitarem a AgroBrasília.
“É uma oportunidade para o pequeno e também para o médio produtor se sentirem valorizados e estimulados a buscar soluções para sua realidade. São muitos exemplos de produtos que podem enriquecer e descomplicar a vida no campo”, reforça.

Do Cerrado para o Brasil

A Coopertinga atua há 35 anos no agronegócio. Baseada em Formoso (MG), a empresa, especializada em sementes, germinou no Distrito Federal entre as décadas de 1980 e 1990, durante a atuação da Coopa-DF no programa de desenvolvimento do Cerrado. Hoje, acumula clientes na Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e no Distrito Federal.

“Há dois anos, decidimos fazer a semente da Coopertinga. Já produzíamos sementes de soja para outras empresas, de forma verticalizada, mas não as comercializávamos. Desde o ano passado, passamos a ter nossas próprias sementes, por meio da parceria com a TMGA, do Mato Grosso”, explica Juliano Beust Guimarães, presidente da Coopertinga.

O diferencial da empresa é justamente atender todos os tipos de produtores brasileiros. Em média, uma saca de sementes contém cerca de 5 milhões de unidades. A Coopertinga oferece pedidos mínimos de mil quilos de sementes, o equivalente a aproximadamente 240 mil unidades.

“Facilitamos o acesso ao produto para pequenos produtores que desejam experimentar, produzir ou plantar uma pequena área. Isso viabiliza o negócio. Oferecemos sementes com taxa de germinação acima de 90%. Esse é nosso principal diferencial: a qualidade e a garantia da semente”, reforça.

A empresa se prepara para expandir sua atuação para novas regiões do Brasil, como Tocantins, Pará, Piauí e Maranhão, atendendo tanto pequenos quanto grandes produtores.

Transformando tempo em solução

Produtores que desejam economizar tempo no plantio e na colheita podem contar com soluções de Agricultura de Precisão, como as oferecidas pela GeoAgri Tecnologias Agrícolas.

Focada em produtores do Centro-Sul brasileiro, a empresa utiliza o sistema Trimble para controlar, via satélite e com o uso de Inteligência Artificial, a direção de máquinas como tratores, plantadeiras, colheitadeiras e pulverizadores. O objetivo é poupar tempo e evitar o desperdício de insumos.

“Hoje, o piloto funciona como um otimizador de tempo para o cliente, além de reduzir a ociosidade do operador dentro das máquinas, evitando falhas humanas e sobreposição, o que resulta em mais produtividade”, explica Alef Fonseca, consultor de negócios da GeoAgri.

Outro destaque é a tecnologia WeedSeeker2, capaz de realizar pulverização seletiva. Quando a erva daninha passa sob o sensor, o sistema detecta o verde da planta e pulveriza apenas onde é necessário, promovendo economia de até 90% no uso de herbicidas.

Soluções integradas

O campo também enfrenta adversidades como a falta de energia elétrica. Nesse contexto, a Faz Sol se destaca ao oferecer soluções de energia limpa e renovável para produtores em todo o Brasil. A empresa atua com sistemas on-grid — conectados à rede elétrica e que permitem o envio do excedente de energia à rede, gerando créditos para uso futuro — e com sistemas off-grid, que utilizam baterias para armazenar a energia gerada.

“O payback é um diferencial. O produtor investe em um sistema como esse e, após sete anos, o retorno começa a ser percebido. O equipamento tem uma vida útil de 30 a 35 anos, ou seja, são cerca de 28 anos de energia gerada por um equipamento já pago”, explica Nélio.

A energia renovável da Faz Sol também atende produtores que utilizam biomassa nas fazendas, como casca de arroz, café, babaçu, entre outras. O custo-benefício do sistema também é um atrativo.

“Um produtor que opta por uma plantação sem irrigação pode colher de 50 a 55 sacas por hectare. Ao investir em energia e iniciar a irrigação, essa produtividade pode saltar para 90 sacas por hectare.”

Salvando safras

A armazenagem, secagem e limpeza de grãos também têm seu espaço no Pavilhão de Negócios. Em janeiro, produtores enfrentaram inúmeros desafios devido a condições climáticas extremas.

Enquanto regiões como o Matopiba e o oeste da Bahia registraram chuvas frequentes, favorecendo o desenvolvimento de culturas como soja e milho, outras áreas sofreram com estiagens prolongadas.

A empresa MS Silos e Secadores, de Formosa (GO), com mais de 20 anos de atuação, acompanhou de perto esse cenário ao lado dos clientes. “Nesta safra de janeiro, tivemos muita chuva. Aqui na região da Chapada de Buritis, os produtores tiveram apenas uma semana para colher. O feijão, normalmente colhido com 18% de umidade, foi colhido com 40%. Havíamos acabado de inaugurar uma unidade de silo com fornalha de fogo indireto para esse cliente, e foi isso que permitiu salvar a safra. Além disso, a própria secagem do feijão já cobriu o investimento feito conosco”, comenta Eduardo Timentão, gerente comercial da MS Silos e Secadores.

Informações sobre a AgroBrasília 2025

Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), a feira será realizada entre os dias 20 e 24 de maio, com entrada gratuita, das 8h30 às 18h, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, localizado na BR-251, km 5 – PAD-DF, Brasília (DF).

Serviço
Data: Terça-feira a sábado – 20 a 23 de maio
Horário: 8h30 às 18h
Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci – AgroBrasília, BR 251 km 5 - PAD-DF, Brasília, Distrito Federal

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.