CI

Uva: acúmulo de frio permite início da poda

Produtores iniciam manejo de inverno nas vinhas



Foto: Divulgação

A poda das videiras começou a ganhar intensidade na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, conforme aponta o Informativo Conjuntural divulgado na quinta-feira (31). A atividade deverá se estender até agosto, aproveitando as condições climáticas atuais. Segundo a Emater/RS-Ascar, “são necessários cerca de 12 dias para concluir a poda de um hectare, o que representa uma média de 183 plantas podadas por dia por pessoa”.

Por precaução, o início da poda ocorre, prioritariamente, nas áreas com menor risco de geadas tardias, especialmente em regiões mais elevadas. Em áreas mais baixas, os viticultores optam por adiar a poda de inverno para evitar que brotações precoces sejam danificadas por geadas. “Os produtores também realizam tratamentos de inverno nas videiras, com uso predominante da calda sulfocálcica”, informa o boletim.

Na região de Frederico Westphalen, as temperaturas oscilaram entre 10 °C e 25 °C. O acúmulo de horas de frio até 27 de julho, ou seja, o número de horas com temperaturas inferiores a 7,2 °C, foi de 154 na estação meteorológica de Caibi (SC) e 177 em Frederico Westphalen. Segundo a Emater/RS-Ascar, “a poda e o preparo dos vinhedos para a quebra da dormência foram iniciados, uma vez que a demanda mínima de horas de frio foi atingida”.

Além disso, os produtores da região iniciaram os preparativos para a adubação com fósforo e nitrogênio. Também estão sendo feitas aplicações de calda sulfocálcica para combater inóculos de fungos e controlar cochonilhas nos troncos das plantas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.