CI

Acidentes com veículos de carga aumentam em 2024

As operações de transporte de cargas fracionadas e alimentícias foram as mais sinistr



As operações de transporte de cargas fracionadas e alimentícias foram as mais sinistradas As operações de transporte de cargas fracionadas e alimentícias foram as mais sinistradas - Foto: Sheila Flores

De acordo com um levantamento da Nstech, o Brasil registrou 1.437 acidentes envolvendo veículos de transporte de cargas em 2024. A região Sudeste lidera o ranking de ocorrências, concentrando 53% dos casos. Dentro deste cenário, os estados de São Paulo (388), Minas Gerais (208), Rio de Janeiro (142) e Paraná (137) apresentaram crescimento nas ocorrências, com destaque para os aumentos de 41% em São Paulo e alarmantes 84% no Rio de Janeiro em comparação ao ano anterior.

As operações de transporte de cargas fracionadas e alimentícias foram as mais sinistradas, totalizando 631 acidentes — cinco vezes mais que os registros envolvendo outras categorias de carga, que somaram apenas 135 casos. Desde 2023, esse perfil logístico vem liderando as estatísticas de sinistros no país, indicando maior vulnerabilidade em relação à segurança viária desses modais.

Entre os tipos de acidente, as colisões continuam sendo o principal fator de sinistro, somando 490 ocorrências — aumento de 50,31% em relação a 2023. Outro dado preocupante é o crescimento de 58,12% nas saídas de pista, que saltaram de 74 para 117 casos em 2024. Os trechos urbanos concentram a maior parte dos registros, com 219 acidentes, sendo 113 relacionados a cargas alimentícias. Terças-feiras se destacaram como o dia mais propenso a acidentes nessas regiões.

O estudo também aponta que as manhãs continuam sendo o período mais crítico do dia, com 34 saídas de pista, 189 colisões e 178 tombamentos. No entanto, há um sinal de alerta para as noites, que registraram um aumento de 51,1% nos acidentes em relação ao ano anterior. A quinta-feira foi o dia com mais ocorrências em 2024, enquanto o domingo, apesar de ser o dia menos crítico, ainda somou 129 acidentes — reforçando que o risco nas estradas é constante durante toda a semana.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.