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Empresa agro do MT é destaque com modelo de negócio ousado e simplificado

AgriConnection ganha mercado com novo modelo de acesso



Foto: Divulgação

A vida do produtor rural é baseada em decisões, desde a escolha da terra, cultura, semente, tratamentos e equipe até o plantio. É incontável a quantidade de escolhas realizadas pelo agricultor antes, dentro e pós porteira.

Conexões no agro são construídas com confiança!

O produtor acorda antes do sol, revisa o cronograma de plantio, confere o maquinário, mas, ao buscar por insumos, encontra um labirinto: precisa negociar com a cooperativa, comparar os preços das revendas, ouvir os distribuidores da região, cada um com suas condições, prazos, burocracias e promessas. No fim do dia, o tempo que ele queria usar para planejar melhor sua lavoura foi gasto com inúmeros contatos, conversas e avaliações.

O produtor busca simplificação, mas claro, rentabilidade.

Aqui começamos a nos questionar o quanto que o modelo atual de atendimento aos produtores continua fazendo sentido. 

As empresas mais tradicionais do mercado, conhecidas como as multinacionais, com estruturas mais complexas, longa cadeia de aprovação seguem no jogo do mercado especializando suas equipes comerciais, criando ofertas integradas de manejo e no final do dia novamente é o produtor que precisa dedicar seu tempo para escolher.

Nos últimos anos pudemos acompanhar grandes movimentos no modelo de acesso ao mercado agro com foco nos clientes, desde lojas próprias, fusões e aquisições de e entre revendas e até grandes fundos de investimento apostando em grandes estruturas comerciais visando expandir participação do mercado brasileiro. 

A verdade é que o agricultor precisa mesmo é de relações de confiança para apoiar suas decisões e que isso não seja repassado no pedido.

Neste contexto, vimos surgir empresas com características bem diferentes das tradicionais evidenciando o que as multinacionais não estavam dispostas a divulgar: o caminho do acesso direto as indústrias produtoras de agroquímicos no mundo.

Um destaque vem sendo a AgriConnection. Empresa com origem em Campo Verde, Mato Grosso, abriu suas operações em 2019 com uma proposta ousada: simplificar. Na verdade, mais do que isso, reinventar a forma de fazer negócio no campo. 

Fundada por executivos com carreiras sólidas em multinacionais, que tiveram a grande sacada de importar insumos das grandes indústrias globais cujo nomes apareciam em letra bem miúdas nos rótulos e embalagem e entregar diretamente para o produtor, conceito que a empresa leva como missão: "Conectamos quem produz com quem consome".

Essa nova abordagem vem chamando a atenção dos produtores, assim como das empresas mais tradicionais deste mercado. Realmente o crescimento e os números que a empresa já coleciona na sua curta jornada de 5 anos são expressivos.

Desde o início das operações, o faturamento da AgriConnection saltou de cerca de R$ 260 milhões no primeiro ano para casa dos R$ 1,4 bilhão em 2022 e 2023, e depois R$ 1,7 bilhão em 2024.

O que isso muda para o produtor?

Para o produtor, o reflexo deste novo modelo da AgriConnection, sendo uma via de acesso direto entre quem produz e quem consome, não só encurta caminhos, mas reduz custos e garante acesso a um portfólio mais competitivo.

Estima-se que a redução de custos represente uma economia média de 10% a 15% no valor final dos insumos, alcançados também por conta da eficiência no processo comercial e logístico da empresa.

Esses números ilustram a escala e a aceitação do modelo pelo mercado.

Afinal, quando se oferece ao produtor um novo jeito de fazer negócios, unindo o que há de melhor em preço, variedade, confiança e agilidade, a recompensa vem em forma de produtividade e satisfação no campo.

Hoje a jovem empresa, com apenas 5 anos no mercado, já soma uma carteira de mais de 2 mil clientes ativos, zero índice de inadimplência, atuando nacionalmente e fortalecendo suas vias de acesso ao mercado com atendimento direto, a revendas e cooperativas.

Quando consultado sobre modelo de negócios da AgriConnection, Flavio Mata, CEO e Fundador, responde com segurança: 

"Minha fala continua sendo a mesma desde 2019, o que me orgulha, pois estamos construindo nossa empresa apoiados em fundamentos sólidos de inovação, agilidade, eficiência e atendimento especializado no campo. Isso que vem sendo notado como um grande diferencial da AgriConnection, gerando parcerias alicerçadas em confiança. 

Cada vez mais percebemos um crescimento real desta confiança que temos recebido, não só dos clientes, mas de grandes instituições financeiras e importantes indústrias de agro insumos mundiais, é resultado do nosso novo jeito de fazer negócios onde honramos cada conversa e negociação"

 

 

 

 

 

 


Mas então qual é o modelo de negócio que funciona?

Ao criar uma nova abordagem, a AgriConnection reforça que não é uma cooperativa, nem uma revenda tradicional, tampouco uma indústria, apresenta um modelo próprio, que descreve como uma “rede de acesso ao mercado agro”: uma estrutura que conecta todos os elos da cadeia de forma mais ágil, eficiente e competitiva.

Ou seja, a AgriConnection não substitui os canais tradicionais, ela se conecta a eles, amplia oportunidades e entrega valor em toda a cadeia.

Para concluir Flavio Mata ainda afirma: 

“Encurtamos caminhos no mercado. Somos uma nova rota de acesso ao agronegócio para fabricantes internacionais. Para muitos deles, é inviável montar uma estrutura de vendas no Brasil, a AgriConnection tem sido uma grande viabilizadora para entrada e oferta de novos insumos de alto padrão de qualidade."

Se você ainda não conhece a AgriConnection vale a pena pesquisar mais sobre esse novo jeito de fazer negócios.

Com atuação nacional, presença regional e equipe técnica experiente, a AgriConnection oferece:

  •   Portfólio completo: proteção de cultivos (Crop Protection), produtos especiais e biológicos (Essentials) e soluções em fertilizantes (Fertilizers).
  •  Serviços logísticos integrados: entrega rápida e garantida, com estrutura ágil.
  • Facilidade de crédito para clientes:  prazos-safra e financiamento por meio de FIDCs dedicados com a AgriConnecion Finance, gestora do seu fundo próprio.

AgriConnection: conectando quem produz com quem consome, transformando a maneira de fazer negócios no agro.

Para saber mais sobre a empresa acesse: agriconnection.com.br
E para conhecer mais sobre o modelo de acesso ao mercado da AgriConnection recomendamos a leitura deste artigo: Mercado agro: qual a melhor forma de fazer negócio atualmente? (leia completo aqui)
 


 

 

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