CI

Vazio sanitário: Mapa define calendário nacional de semeadura da soja para 2025/2026

Mapa define datas de plantio da soja em todo o país



Foto: Divulgação

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou nesta segunda-feira (5) a Portaria nº 1.271, que estabelece os períodos de vazio sanitário e o calendário de semeadura da soja em todo o país para a safra 2025/2026. A medida tem como objetivo principal o combate à ferrugem asiática, considerada uma das doenças mais severas que afetam a cultura da soja.

“A ferrugem asiática pode ocorrer em qualquer fase da lavoura e, em regiões onde foi registrada de forma epidêmica, os danos variaram de 10% a 90% da produção”, informou o Mapa.

O vazio sanitário foi definido como um período contínuo de, no mínimo, 90 dias, durante o qual fica proibido plantar ou manter vivas plantas de soja em qualquer estágio de desenvolvimento nas áreas estabelecidas. “Essa é uma das principais medidas fitossanitárias para reduzir o inóculo do fungo Phakopsora pachyrhizi, causador da ferrugem asiática”, destacou o ministério.

A portaria também define o calendário de semeadura da soja, ação complementar ao vazio sanitário. Segundo o Mapa, o objetivo é racionalizar o uso de fungicidas e reduzir o risco de resistência da doença às moléculas químicas aplicadas no controle. “O calendário faz parte do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS) e busca proteger a produtividade da cultura ao longo das safras”, explicou a pasta.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.