Governo reforça que situação está sob controle e monitora áreas com foco da doença
Todas as medidas de contenção foram adotadas de forma imediata

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) garantiu nesta sexta-feira (16) que os focos de gripe aviária registrados em Montenegro e Sapucaia do Sul estão sob controle. A afirmação foi feita durante coletiva de imprensa realizada na sede da pasta, em Porto Alegre. Segundo o governo do Estado, todas as medidas de contenção foram adotadas de forma imediata para evitar a disseminação da doença.
Foram confirmados dois focos da influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1): um em uma granja de reprodução em Montenegro, na Região Metropolitana, e outro em aves silvestres no Zoológico de Sapucaia do Sul. Ambos os locais foram isolados e estão sendo monitorados de acordo com o Plano Nacional de Contingência. A Seapi reforçou que não há risco ao consumo de carne ou ovos, já que a granja envolvida é voltada exclusivamente à reprodução.
“Nossas equipes agiram com rapidez e experiência. Estamos com a situação sob controle”, destacou o secretário Edivilson Brum. A pasta informou que atua de forma coordenada com o Ministério da Agricultura e com demais órgãos de fiscalização para garantir a biossegurança no setor avícola.
No entorno da granja afetada, o governo estadual realiza o monitoramento de outras propriedades em um raio de até 10 quilômetros, com a instalação de barreiras de desinfecção e ações simultâneas das equipes técnicas. Cerca de 17 mil aves estão sendo retiradas do local, conforme os protocolos sanitários.
No caso do Zoológico de Sapucaia do Sul, que permanece fechado para visitação, a titular da Secretaria do Meio Ambiente, Marjorie Kauffman, afirmou que todas as medidas de proteção foram tomadas, incluindo o isolamento das aves e análises complementares de saúde ambiental.
Mesmo com o baixo risco de contaminação em humanos, a Secretaria da Saúde acompanha os trabalhadores expostos aos focos e mantém protocolos de vigilância ativa, com integração entre as pastas.
O caso em Montenegro é o primeiro registro de H5N1 em uma granja comercial no Brasil. Desde 2023, o país já contabilizou 164 ocorrências da doença em aves silvestres, três em aves de subsistência, uma em zoológico e, agora, uma em granja. A Seapi segue orientando a população para que qualquer suspeita da doença em aves seja notificada à Defesa Agropecuária pelo WhatsApp (51) 98445-2033.