CI

Aumento no abate de bovinos impulsiona a produção de carne

O ano de 2023 registrou um aumento no abate de bovinos em Mato Grosso


Foto: Pixbay

O ano de 2023 registrou um aumento no abate de bovinos em Mato Grosso, resultando em um incremento elevado na produção de carne bovina, de acordo com dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Em comparação com o ano anterior, a produção de carne bovina no estado teve um crescimento de 21,68%.

Os números da Pesquisa Trimestral de Abate (PTA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, em todo o Brasil, foram abatidos 33,97 milhões de animais no mesmo período, resultando em uma produção total de 8,93 milhões de toneladas de proteína. No entanto, o peso médio da carcaça registrou uma ligeira redução de 1,76%, atingindo 262,93 kg por cabeça.

Em Mato Grosso, o cenário foi marcado pelo abate de 5,92 milhões de bovinos, o que representa um aumento de 25,77% em relação a 2022. Esse volume resultou em uma produção recorde de 1,64 milhão de toneladas de carne, marcando um marco histórico para o estado. Entretanto, o peso médio da carcaça no estado registrou um acréscimo de 3,19% em relação ao ano anterior, alcançando 277,42 kg por cabeça.

A redução no peso médio da carcaça foi atribuída ao aumento no abate de fêmeas em 2023, que registraram um crescimento de 45,02% em comparação com o ano anterior, alcançando 1,55 milhão de cabeças. Esse aumento é resultado da fase de baixa do ciclo pecuário, impactando diretamente nos rendimentos de carcaça.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.