CI

Relação favorável impulsiona insumos para safra 21/22

Produtores de Mato Grosso já adquiriram 93% dos insumos para safra que vem


Foto: Eliza Maliszewski

A negociação de insumos iniciou mais cedo neste ano para os produtores de milho do Mato Grosso, especialmente pelos negócios atrativos com osfertilizantes que têm favorecido os produtores matogrossenses a realizar as operações de barter.

Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) a garantia dos insumos para a temporada 2020/21 já alcançou 93% no último mês, valor 11 pontos percentuais à frente ao visto na safra passada. Outro ponto a destacar foi a comercialização antecipada de insumos para a safra 2021/22, que já chegou a 7% negociado.

Isso se deu principalmente devido à atratividade da relação de troca entre o preço médio comercializado do cereal e o fertilizante 20-00-20 em 43,83sc/t, quantia inferior do mês anterior, que foi estimada em 49,47sc/t. "Deste modo, com a atual conjuntura de oferta e demanda aquecida em Mato Grosso, é percebido um momento oportuno para os produtores que procuram adquirir os insumos, a fim de travar os custos para a safra 2021/22 com menor uso de sacas para cada tonelada do fertilizante", destaca o boletim.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.