CI

Alta incidência de verminose preocupa ovinocultores

Os ovinocultores estão se preparando para o plantio das pastagens de inverno


Foto: Sheila Flores

Segundo o mais recente Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), na região administrativa de Bagé, o rebanho ovino exibe excelentes condições corporais, abrangendo matrizes, borregas e cordeiros. No entanto, algumas propriedades enfrentam problemas devido à alta incidência de verminose, afetando o estado nutricional dos animais.

Em Caçapava do Sul, onde a criação de raças lanígeras é comum e o encarneiramento ocorreu no início do verão, a esquila pré-parto em matrizes está em andamento. Na região de Pelotas, as temperaturas têm favorecido o serviço dos carneiros, principalmente durante as noites. No entanto, casos de bicheira e doenças de casco persistem em áreas úmidas, especialmente no extremo sul, exigindo cuidados sanitários contínuos por parte dos criadores.

Os ovinocultores estão se preparando para o plantio das pastagens de inverno, visando garantir o adequado suprimento alimentar para os animais. Em Santa Rosa, o clima seco tem facilitado a retomada do pastejo, especialmente para as espécies menos tolerantes à umidade. Além disso, os produtores estão se preparando para iniciar a tosa das matrizes nas próximas semanas, visando facilitar o parto e a amamentação dos cordeiros recém-nascidos.

De acordo com o levantamento semanal da Emater/RS-Ascar no Estado, o preço médio do cordeiro registrou um aumento de 0,40%, subindo de R$ 7,54 para R$ 7,57 por quilo vivo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.