CI

Uso do capim BRS Kurumi para bovinocultura de leite

Propriedades rurais recebem mudas visando diversificar pastagens e melhorar produtividade


Foto: Divulgação

A Emater/RS-Ascar em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) tem impulsionado a adoção do capim BRS Kurumi entre os bovinocultores de leite em Santo Ângelo, oferecendo uma nova opção para diversificar as pastagens e melhorar a alimentação do rebanho. Conforme o informado pela Emater/RS, somente no mês de março deste ano, 15 produtores do município receberam mudas do capim.

O técnico agrícola e Coordenador de Extensão do IFFar, Ivan Jacson Preuss, destacou que o Instituto possui uma área demonstrativa dedicada à pesquisa e educação, onde são atendidos os cursos Técnico em Agricultura/Agropecuária e Gestão do Agronegócio. Nessa área, as mudas são multiplicadas para posterior distribuição aos produtores. As orientações técnicas para implantação e manejo ficam a cargo da Emater/RS-Ascar.

De acordo com a Emater, desde o início da iniciativa, cerca de 40 agricultores já foram beneficiados diretamente. A extensionista da Emater/RS-Ascar, Márcia Dezen, explicou que cada agricultor recebe em média 100 mudas, totalizando a doação de 4 mil mudas de Kurumi até o momento, com potencial de beneficiar ainda mais famílias.

O capim BRS Kurumi é uma variedade de capim elefante anão especialmente adaptada à região sul do Brasil. Distingue-se por seus entrenós mais curtos, mantendo o mesmo número de nós e, consequentemente, a quantidade de folhas das variedades de porte alto. Isso resulta em forragem de maior qualidade e facilita o manejo. Além disso, o BRS Kurumi se destaca por seu crescimento vigoroso, capacidade de rebrote, produtividade e qualidade da forragem.

Para obter orientações sobre a adoção do capim BRS Kurumi, os interessados podem procurar o escritório municipal da Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.