Arroz irrigado tem bom desempenho no Tocantins
Veranicos afetam parte do arroz de sequeiro

As lavouras de arroz irrigado de primeira safra no Tocantins apresentaram bom rendimento, segundo informações do 8º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado nesta quinta-feira (15) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A regularidade das chuvas contribuiu para a recuperação dos níveis dos mananciais e represas, o que possibilitou a adequada captação e disponibilidade de água para o manejo das plantações.
No caso do arroz irrigado de segunda safra, as lavouras seguem em desenvolvimento, com áreas em fase de floração e vegetação. Segundo a Conab, “estão sendo realizados os devidos tratos culturais como a adubação de plantio e cobertura, assim como o manejo para manter boas condições de sanidade das plantas”. A produção desse ciclo é destinada ao abastecimento do mercado interno, sendo ofertada em período de entressafra do cereal.
Já nas áreas destinadas ao cultivo de arroz de sequeiro, a colheita foi concluída. No entanto, parte das lavouras registrou produtividade abaixo do esperado. A Conab aponta como causas a ocorrência de veranicos durante a fase reprodutiva da cultura e a presença excessiva de plantas competidoras. Em alguns talhões, houve acamamento, o que comprometeu a colheita.