CI

Cooperativa de países de língua portuguesa visita a AgroBrasília 2025

A feira acontece até o próximo sábado com entrada gratuita



Foto: Divulgação

A AgroBrasília 2025 recebeu, nesta quarta-feira (21), a visita da comitiva da 3ª Cimeira Internacional das Cooperativas de Língua Portuguesa (CICLP), que neste ano acontece em Brasília, entre os dias 19 e 21 de maio. A visita, que marcou o encerramento da CICLP, foi planejada com o objetivo de aproximar os portugueses da cultura agro brasileira. A feira se destaca pela presença expressiva de diversas cooperativas. O evento busca incentivar a intercooperação entre países que compartilham a língua portuguesa, promovendo negócios, internacionalização e o fortalecimento do cooperativismo com impacto social e econômico nas comunidades.

Organizada pela Cooperativa de Solidariedade Social do Povo Portuense, de Portugal, em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil do Distrito Federal (OCB-DF), a CICLP ocorre, pela primeira vez, fora de solo português. As duas primeiras edições foram realizadas no país europeu, nas cidades do Porto (2022) e Torres Vedras (2023). Em 2025, com visita ao Brasil a proposta é ampliar redes, aproximar mercados e reforçar o compromisso com o desenvolvimento sustentável. A programação contou com conferências e debates nos dois primeiros dias, sendo encerrada com a visita técnica à AgroBrasília.

O secretário-geral da OCB, Alexandre Machado, explica que trazer os representantes internacionais à feira foi uma forma de apresentar, de forma concreta, o potencial produtivo das cooperativas brasileiras. “Nós programamos essa visita para que os cooperativistas de Portugal e de outros países participantes da Cimeira conhecessem de perto a realidade do nosso agronegócio. Aqui na Feira, é possível ver a atuação de diversas cooperativas do DF e de outros estados. A intercooperação é mais que um conceito: ela precisa ser vivida na prática”, afirma.

A delegação reuniu cerca de 30 cooperativas portuguesas, além de representantes de Angola, Moçambique e Guiné-Bissau. Para Paulo Jorge Teixeira, presidente da cooperativa organizadora e idealizador da Cimeira, o encontro tem como foco aproximar culturas, compartilhar experiências e abrir novas frentes comerciais. “Nosso objetivo é internacionalizar a Cimeira, encontrar mais gente, chegar a mais pessoas. Aqui na AgroBrasília, podemos conhecer de perto o que o cooperativismo brasileiro tem produzido, especialmente na agricultura”, destacou.

Segundo ele, a comitiva portuguesa é composta por cooperativas que atuam em áreas diversas, como saúde, cultura, arte e também agricultura — com destaque para a produção de vinhos e azeites. “Participamos de uma central chamada Praça das Cooperativas, que busca promover o intercâmbio de produtos entre Brasil e Portugal. Estamos interessados nos grãos e insumos brasileiros e queremos abrir espaço também para os nossos produtos no mercado daqui”, completa.

Tiago Veloso, vice-presidente da Praça das Cooperativas, contou que ficou impressionado com a dimensão da produção agrícola brasileira. “É tudo muito maior do que em Portugal. Essa visita é uma excelente oportunidade para observar o mercado brasileiro e preparar o terreno para parcerias futuras”, afirmou.

O ex-ministro da Educação de Portugal e atual deputado, Tiago Brandão, também integrou a comitiva. Ele participou de debates sobre a internacionalização do cooperativismo e destacou a importância de conectar as cooperativas brasileiras ao mercado europeu. “Temos discutido como facilitar o acesso dos produtos cooperativos brasileiros à União Europeia, aproveitando a posição estratégica de Portugal como porta de entrada. Ver, na prática, o que está sendo feito aqui é essencial para consolidar essa ponte”, disse.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.