CI

Exportações ajudam a segurar preço do arroz no Sul

Compradores chegaram a elevar suas ofertas para tentar atrair novos vendedores



Foto: Pixabay

Os preços do arroz em casca seguem em alta no Rio Grande do Sul, impulsionados por uma combinação de oferta restrita e demanda firme. Mesmo com a liquidez ainda baixa, o mercado permanece sustentado pelo comportamento dos produtores, que evitam negociar grandes volumes à espera de cotações mais elevadas.

De acordo com informações divulgadas pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), compradores chegaram a elevar suas ofertas para tentar atrair novos vendedores. No entanto, a maioria dos negócios realizados na última semana envolveu apenas pequenos lotes. A postura cautelosa dos produtores se mantém como um dos principais fatores para a firmeza nos preços.

Ainda segundo o Cepea, o bom desempenho das exportações de arroz em junho tem animado o setor e contribuído para manter as cotações internas em níveis elevados. O volume embarcado no mês passado foi significativo e trouxe otimismo ao mercado, especialmente porque o canal externo pode ter impacto mais efetivo na redução dos estoques nacionais do que as atuais medidas anunciadas pelo governo.

Esse cenário fortalece a confiança do lado vendedor, que vê nas exportações uma alternativa concreta para escoamento da produção, em um momento em que a oferta interna está contida. A expectativa é que, caso a demanda internacional continue aquecida, os preços possam ganhar ainda mais fôlego nas próximas semanas.

Mesmo com o consumo interno estável, o cenário externo tem sido determinante na formação de preços, reforçando a importância das estratégias de comercialização por parte dos produtores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.