CI

Reciclagem de óleo de cozinha é aliada do biodiesel

"Com a nossa utilização, evitamos a contaminação de 298 bilhões de litros de água"


Uma das principais aplicações do Óleo de Cozinha Usado (UCO) é na produção de biodiesel Uma das principais aplicações do Óleo de Cozinha Usado (UCO) é na produção de biodiesel - Foto: Pixabay

A crescente preocupação com a preservação do meio ambiente tem impulsionado iniciativas inovadoras em diversas áreas, e a reciclagem do óleo de cozinha desponta como uma alternativa sustentável com um potencial de crescimento significativo. Diante dos altos volumes de desperdício desse recurso, sua reciclagem ganha destaque não apenas pela mitigação dos impactos ambientais, mas também como uma oportunidade de negócio promissora.

Uma das principais aplicações do Óleo de Cozinha Usado (UCO) é na produção de biodiesel, um combustível renovável que tem se mostrado fundamental na transição para uma economia mais limpa e sustentável. No entanto, apesar do enorme potencial, apenas cerca de 2% do UCO são atualmente utilizados como matéria-prima para biodiesel no Brasil.

A Binatural, empresa especialista na produção de biodiesel, vem se destacando nesse cenário. No ano de 2023, a empresa utilizou aproximadamente 12 milhões de litros de óleo recuperado em suas unidades fabris localizadas em Goiás e na Bahia. André Lavor, CEO da Binatural, enfatiza o compromisso da empresa com a descarbonização do planeta e a redução da contaminação da água: “Vamos ampliar o nosso consumo em prol da descarbonização do planeta e redução de contaminação da água, um recurso tão importante para vida. Com a nossa utilização, evitamos a contaminação de 298 bilhões de litros de água", complementa.

Enquanto países da Europa, Estados Unidos e China já adotam práticas de reciclagem em maior escala, o Brasil enfrenta desafios culturais que envolvem a conscientização e a mudança de hábitos da sociedade. "Temos um desafio cultural de convencer a sociedade brasileira a reutilizar o produto e incentivar projetos de coleta, o que exige um amplo programa de educação e conscientização envolvendo governos, indústrias e consumidores", conclui Lavor.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.