Paraná tem boa produtividade na colheita de café
Clima favorece colheita no Paraná

A colheita do café atingiu mais de 80% da área cultivada no Paraná. O valor totaliza 25,4 mil hectares, segundo dados divulgados na quinta-feira (31) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
De acordo com o agrônomo Carlos Hugo Godinho, as condições climáticas favoreceram os trabalhos no campo. “Os dias secos ajudaram tanto a colher mais rápido quanto a secar o café nos terreiros. A produtividade está muito próxima do limite superior que imaginávamos”, afirmou.
A produção média no estado está estimada em 1.752 quilos por hectare.
Veja também: Exportações de café batem recorde no ano-cafeeiro de 2024
A cafeicultura paranaense tem papel importante na produção de café solúvel. Godinho expressou preocupação quanto à ausência do produto nas exceções das tarifas adicionais impostas pelos Estados Unidos. “Mas o mercado deve trabalhar isso porque os Estados Unidos têm poucas alternativas em relação ao café brasileiro”, completa.
Quanto ao cenário nacional, segundo os dados do Sumário Executivo do Café, o Brasil alcançou um recorde no ano-cafeeiro de 2024, totalizando 46,1 milhões de sacas de 60 quilos. O número representa um crescimento de 30,6% em relação ao total exportado em 2023, quando foram vendidas 35,3 milhões de sacas ao mercado externo.