Abate de bovinos atinge recorde para junho
Volume de abate em junho é o maior da série

O abate de bovinos em Mato Grosso atingiu o maior volume já registrado para o mês de junho. De acordo com análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgada nesta segunda-feira (7), o estado enviou 613,15 mil cabeças de gado para as indústrias frigoríficas ao longo de junho de 2025. O volume representa um aumento de 0,20% em relação ao registrado em maio.
Segundo o Imea, o prolongamento das chuvas no estado atrasou a oferta de animais da safra, o que contribuiu para o aumento no número de abates. "Essa oferta tardia foi determinante para o desempenho observado no mês", destaca o Instituto.
O relatório aponta ainda que, após retração registrada no início do ano, o volume de fêmeas abatidas voltou a crescer. Em junho, o número de vacas e novilhas encaminhadas ao gancho foi 8,11% superior ao registrado no mesmo mês de 2024. No entanto, o abate de machos também apresentou crescimento, o que resultou na redução da participação de fêmeas no total de animais abatidos. O índice recuou 1,74 ponto percentual em relação ao mês anterior, encerrando o período com média de 52,66%.
A expectativa do Imea é de que, nos próximos meses, haja aumento da oferta de gado oriundo de terminação em confinamento. Com isso, projeta-se uma redução no abate de fêmeas.