Exportação brasileira de algodão reduz em maio
Brasil exporta 192 mil toneladas de algodão

As exportações brasileiras de pluma de algodão totalizaram 192,20 mil toneladas em maio de 2025, o que representa uma redução de 19,63% em relação ao volume escoado em abril. Apesar dessa retração mensal, a quantidade de fibra embarcada ainda se configura como a segunda maior da série histórica para um mês de maio. As informações foram divulgadas pela análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda-feira (9).
O Imea destaca que "é sazonalmente comum o ritmo dos embarques desacelerar à medida que o fim do ciclo comercial se aproxima". Mato Grosso foi responsável por 67,55% dos embarques nacionais em maio, enviando ao exterior 129,84 mil toneladas de fibra.
No acumulado do ciclo (agosto de 2024 a maio de 2025), o estado já exportou 1,65 milhão de toneladas, volume que se configura como o maior já registrado para o período analisado. O Imea conclui que, apesar do enfraquecimento dos envios em maio, "os embarques seguem em níveis historicamente elevados, sustentando a expectativa de um novo recorde de exportação na temporada".