Chuvas e enchentes comprometem as pastagens
Condições climáticas adversas afetaram a disponibilidade e qualidade das pastagens
O Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar em 09/05, revela danos expressivos às pastagens em todo o estado devido às recentes chuvas intensas e enchentes. Desde dificuldades na semeadura até perdas de culturas já implantadas, as condições climáticas adversas afetaram a disponibilidade e qualidade das pastagens para o gado, gerando um cenário desafiador para os produtores rurais.
Na região administrativa de Bagé, excesso de umidade e a falta de luminosidade limitaram a semeadura e o desenvolvimento das pastagens. O pisoteio causou danos significativos em áreas onde o pastejo foi liberado, cobrindo as plantas de barro. Na de Caxias do Sul, deslizamentos de terra e perda de solo e pastagens foram observados. As atividades de implantação de pastagem foram interrompidas, e as recentemente implantadas podem exigir replantio.
Na região administrativa de Erechim, acamamento, erosão e degradação do solo afetaram a produtividade das pastagens, comprometendo o desenvolvimento das plantas devido ao estresse climático.
Na região administrativa de Frederico Westphalen, o cultivo de cereais de inverno aumentou, mas as chuvas causaram danos significativos, levando sementes e fertilizantes, especialmente em áreas de pastagens anuais.
Na região administrativa de Ijuí, não foi possível semear novas áreas devido a alagamentos pontuais nas áreas mais baixas.
Na de Passo Fundo, as pastagens nativas estão em fase de formação de sementes, reduzindo o rebrote, enquanto as de verão perdem qualidade indicando o fim do ciclo.
Em Pelotas, excesso de chuva está atrasando a implantação das pastagens de inverno e dificultando o desenvolvimento das já implantadas, reduzindo drasticamente a produção e prejudicando o pastoreio.
Já na região administrativa de Porto Alegre, a implantação de pastagens de inverno foi interrompida devido às condições adversas do tempo.
Na região administrativa de Santa Maria, as pastagens cultivadas e o campo nativo foram severamente prejudicados, comprometendo significativamente a disponibilidade e qualidade das pastagens para o gado.
Na região administrativa de Santa Rosa, inundações e pisoteio animal foram observados, causando perdas em pastagens de inverno recém-implantadas.
Na região administrativa de Soledade, as pastagens de verão ainda estão disponíveis, mas estão perdendo vigor devido à redução do fotoperíodo e às condições chuvosas. Os produtores estão preparando espécies forrageiras para o inverno.