CI

Preços ao Produtor de Grupos Agropecuários registram alta

Índice revela avanço em praticamente todos os setores de alimentos, enquanto preços industriais recuam


Em março, o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) apresentou um aumento de 1,2% em relação ao mês anterior, em termos nominais Em março, o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) apresentou um aumento de 1,2% em relação ao mês anterior, em termos nominais - Foto: Pixabay

Em março, o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) apresentou um aumento de 1,2% em relação ao mês anterior, em termos nominais. Segundo especialistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse resultado reflete o crescimento em praticamente todos os grupos de alimentos monitorados – com destaque para os setores de grãos, pecuária e hortifrutícolas –, com exceção do segmento de cana e café, que registrou uma leve queda de 0,4%.

Ao mesmo tempo, o índice que acompanha os preços de Produtos Industriais registrou uma queda de 1% no mesmo período, indicando uma ascensão dos preços agropecuários em comparação com os industriais na economia brasileira.

Internacionalmente, os preços dos alimentos, conforme índice divulgado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), também apresentaram alta de 1,1%. Paralelamente, a taxa de câmbio oficial (US$/R$), divulgada pelo Banco Central, teve uma valorização de 0,4%.

Quando comparado o primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2023, o IPPA/CEPEA revela uma forte queda de 15,4%, um cenário que contrasta com a baixa observada no Índice de Preços ao Produtor de Produtos Industriais, que foi de 4,5%. Os valores internacionais dos alimentos, por sua vez, apresentaram uma diminuição de 9,7%, enquanto a taxa de câmbio nominal recuou 4,7%.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.