CI

Coreia do Sul abre mercado para exportação de produtos à base de camarão

Decisão permitirá a exportação de uma variedade de camarões


Esta é a segunda vez em menos de um mês que a Coreia do Sul abre suas portas para produtos brasileiros Esta é a segunda vez em menos de um mês que a Coreia do Sul abre suas portas para produtos brasileiros - Foto: Divulgação

O Brasil celebra uma nova conquista no mercado internacional: a Coreia do Sul autorizou as exportações brasileiras de dez produtos à base de camarão, dispensando a emissão do Certificado Sanitário Internacional (CSI). 

Essa decisão amplia as oportunidades para os produtores brasileiros, permitindo a comercialização de camarões em diversas formas, incluindo sem cabeça, descascados, eviscerados ou não, com ou sem cauda, cozidos ou crus, todos disponíveis congelados ou resfriados. As variedades abrangem desde o tradicional camarão Ebi, utilizado em sushi, até o camarão Torpedo empanado, camarão temperado e um mix de camarão com pedaços de peixe.

Para os estabelecimentos interessados em exportar para a Coreia do Sul, é necessário o registro prévio no Ministério da Segurança dos Alimentos e Medicamentos do país asiático, podendo ser realizado tanto pelo importador sul-coreano quanto pelo exportador brasileiro.

Esta é a segunda vez em menos de um mês que a Coreia do Sul abre suas portas para produtos brasileiros. Em abril, o país já havia autorizado a exportação de subprodutos de origem animal, como farinhas e gorduras de aves, destinados à alimentação animal.

A Coreia do Sul é um mercado estratégico para o Brasil. Em 2023, o país foi o oitavo maior destino dos produtos agrícolas brasileiros, com exportações totalizando US$ 3,37 bilhões. Apenas nos primeiros três meses deste ano, as vendas brasileiras para o mercado sul-coreano atingiram US$ 646 milhões.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.