CI

Produção de ovos atingiu 3,4 bilhões de dúzias em 2023

Paraná continua como um dos principais produtores do país tanto para consumo quanto para incubação


Foto: Pixabay

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados da Pesquisa Trimestral de Produção de Ovos (POG), apontando que a produção total de ovos para consumo, incluindo ovos "in natura", industrializados ou destinados à exportação, atingiu a marca de 3,405 bilhões de dúzias em 2023. Esse volume, equivalente a 40,86 bilhões de unidades, representa um aumento de aproximadamente 3% em relação ao ano anterior, quando foram produzidas 3,306 bilhões de dúzias ou 39,67 bilhões de unidades.

Os dados foram apresentados como parte da Previsão Subjetiva de Safra (PSS) e do Boletim de Conjuntura Agropecuária, elaborados pelo Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), e divulgados nesta quarta-feira (27).

No que diz respeito à produção por estado, durante os 12 meses de 2023, o Paraná manteve-se na oitava posição no ranking nacional, com 191,206 milhões de dúzias produzidas, correspondendo a 5,6% do total nacional. Esse volume representou um aumento de 2,7% em relação ao ano anterior, quando foram produzidas 186,252 milhões de dúzias.

São Paulo lidera o ranking nacional, seguido pelo Espírito Santo, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Dos oito principais estados produtores de ovos para consumo, sete apresentaram crescimento em relação ao mesmo período de 2022, enquanto apenas um registrou queda na produção.

É importante ressaltar que a pesquisa abrange granjas com mais de 10.000 aves poedeiras, não se limitando apenas aos ovos destinados ao consumo humano, mas também incluindo os ovos destinados à incubação, utilizados na produção de pintos de corte ou de postura comercial.

Em relação aos ovos para incubação, o país produziu um volume de 805,576 milhões de dúzias em 2023, um aumento de 1,6% em comparação com o ano anterior. O Paraná lidera essa categoria, seguido por São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.