Governo leva iniciativas de inovação no agro e no setor público para a Expointer
Debates e apresentações de startups movimentaram a programação

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), promoveu duas atividades na Expointer, na quarta-feira (3/9), envolvendo o Centro de Inteligência do Agronegócio (Centro Agro) e o projeto Lab PIÁ.
Pela manhã, o estande do governo recebeu um painel sobre o Centro Agro, que contou com a presença do secretário-adjunto da Sict, Mário Augusto de Freire Gonçalves, além de representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O debate abordou estratégias para impulsionar a inovação no campo.
“O Centro de Inteligência do Agronegócio é um espaço que nos permite unir governo, universidades e setor produtivo para ouvir demandas, gerar conhecimento e entregar soluções que cheguem a todos, fortalecendo o agronegócio gaúcho e mantendo nossos talentos e empresas aqui no Estado", destacou Gonçalves.
Lab PIÁ aproxima empreendedores de governos
À tarde, na arena do estande, a programação do Lab PIÁ foi dedicada à inovação aberta, reunindo startups, gestores públicos e parceiros. A proposta do laboratório é aproximar empreendedores de governos na criação de soluções tecnológicas para os desafios do setor público.
Houve apresentações de iniciativas parceiras e startups, painéis temáticos e a entrega de certificados a integrantes do ecossistema de inovação. Quatro startups (ForneceAÍ, Hortti, Izza e Papaya) marcaram presença no espaço e apresentaram soluções voltadas a conectar clientes e fornecedores de forma mais prática, econômica e sustentável.