CI

Trump não quer conversar com o Brasil

“Até agora, não foi possível”, lamentou o presidente



 “Até agora, não foi possível”, lamentou o presidente “Até agora, não foi possível”, lamentou o presidente - Foto: Pixabay

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou, em entrevista ao jornal The New York Times publicada nesta quarta-feira (30), que tem enfrentado dificuldades para dialogar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo Lula, apesar das tentativas de contato diante da iminência do tarifaço norte-americano sobre produtos brasileiros, “ninguém quer conversar”. A medida, que prevê uma sobretaxa de 50% sobre importações do Brasil, entra em vigor nesta sexta-feira (1º), se não houver acordo.

De acordo com Lula, representantes do governo brasileiro, como o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro da Agricultura e o ministro da Economia, foram designados para buscar interlocução com suas contrapartes norte-americanas, mas não obtiveram retorno. “Até agora, não foi possível”, lamentou o presidente. Esta foi a primeira entrevista de Lula ao jornal norte-americano em 13 anos e o conteúdo foi traduzido e compartilhado pela Presidência da República.

O petista destacou que não pretende conduzir as negociações como se o Brasil fosse um país submisso frente aos Estados Unidos. “Nas negociações políticas entre dois países, a vontade de nenhum deve prevalecer. Sempre precisamos encontrar um meio termo. Isso não se alcança estufando o peito, nem abaixando a cabeça”, declarou. Lula também criticou a postura de Trump nas redes sociais e reforçou que o Brasil não tem medo de sanções, mas espera respeito mútuo.

Além das tarifas contra o Brasil, Trump anunciou novas medidas contra a Índia, reforçando sua política comercial agressiva. Lula, por sua vez, afirmou esperar que a “civilidade retorne” às relações entre Brasil e EUA e alertou que, se Trump quiser uma disputa política, “terá uma disputa política”, mas que o ideal seria separar o comércio da retórica de confronto.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.