CI

Seca da trégua no cinturão do milho

Boletim do USDA indica chuvas extremas e diminuição da seca



Seca diminui: 11% da soja e 13% do milho estão em áreas com indicativos de seca. Seca diminui: 11% da soja e 13% do milho estão em áreas com indicativos de seca. - Foto: United Soybean Board

Recentemente, os Estados Unidos enfrentaram uma série de eventos climáticos severos com influências significativas no andamento da safra. Um surto significativo de tempo adverso, incluindo até 150 tornados preliminarmente reportados, afetou as Planícies, o Meio-Oeste e o Sul do país entre os dias 6 e 9 de maio, conforme indicado pelo boletim semanal de clima e agricultura do USDA.

Os tornados resultaram em pelo menos duas fatalidades e causaram danos dispersos por granizo grande e ventos fortes, afetando diretamente as infraestruturas agrícolas, em áreas isoladas, e as lavouras na região.

A precipitação foi altamente variável, mas nas áreas que receberam maiores volumes (50 a 100 mm ou mais), houve várias ocorrências de enchentes repentinas. 

Além disso, chuvas frequentes na metade oriental do país mantiveram o ritmo de plantio lento. Mais a oeste, chuvas incomumente fortes (localmente 50 mm ou mais) nas Grandes Planícies do norte interromperam os trabalhos de campo, mas aliviaram ou cessaram as condições de seca. 


O mapa indica os maiores (verde escuro) e menores (verde claro) produtores de milho nos EUA. As manchas hachuradas em vermelho indicam áreas em condições de seca. Fonte: USDA


Mesma informação do gráfico anterior, mas para a soja. Fonte: USDA.

Segundo o monitor de seca dos USDA, o cenário é promissor, visto que apenas 13% das áreas de milho estão em setores em condições de seca. Já a soja, este índice é ainda menor, apenas 11% das lavouras estão em áreas com indicativo de secas.

Algumas chuvas se estenderam até o Noroeste. No entanto, a seca desfavorável persistiu em partes das Grandes Planícies centrais e arredores, com impactos adversos contínuos no trigo de inverno e nas culturas de verão emergentes. Enquanto isso, o clima predominantemente seco prevaleceu da Califórnia ao Vale do Rio Grande. 

 

Andamento das lavouras até o dia 12 de maio

Milho: Os produtores haviam plantado 49% da safra de milho da nação, 11% atrás do ano passado e 5% atrás da média de cinco anos. Avanços de 10% ou mais foram relatados em 13 dos 18 estados estimados. 57% da área de milho planejada de Iowa foi plantada até o final da semana, 24% atrás do ano passado e 13% atrás da média de cinco anos. O progresso do plantio foi mais avançado na Carolina do Norte e no Texas, com 95% e 80% plantados, respectivamente. Vinte e três % da área de milho da nação havia emergido, dois% atrás do ano anterior, mas 2% à frente da média de cinco anos.

Soja: 35% da área de soja da nação foi plantada, 10% atrás do ano passado, mas 1 ponto percentual à frente da média de cinco anos. O progresso do plantio foi mais avançado no Mississippi e em Arkansas, com 79% e 76% plantados, respectivamente. Dezesseis % da área de soja da nação havia emergido, um ponto percentual atrás do ano passado, mas 6% à frente da média de cinco anos.

Trigo de Inverno: 57% da safra de trigo de inverno da nação estava espigada, 11% à frente do ano passado e 13% à frente da média de cinco anos. Cinquenta % da safra de trigo de inverno de 2024 foi relatada em condição boa a excelente, igual à semana anterior, mas 21% acima do ano passado. No Kansas, o maior estado produtor de trigo de inverno, 31% da safra de trigo foi classificada em condição boa a excelente.

Algodão: Em todo o país, 33% da safra de algodão foi plantada, 2% à frente do ano anterior e da média de cinco anos. Avanços de 10% ou mais foram relatados em 13 dos 15 estados estimados. O progresso do plantio foi mais avançado no Arizona e na Califórnia, com 91% e 85% plantados, respectivamente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.