CI

XXII Congresso Brasileiro de Sementes 2024 abre inscrições

CBSementes ocorrerá entre os dias 10 e 13 de setembro, em Foz do Iguaçu (PR)


Saiba o prazo para submissão de trabalhos Saiba o prazo para submissão de trabalhos - Foto: Divulgação

As inscrições para o XXII Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes) já estão oficialmente abertas. Principal evento do setor de sementes do Brasil, o CBSementes é uma oportunidade imperdível para os profissionais da área das sementes compartilharem conhecimentos e avanços recentes neste campo vital da agricultura. 

Promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES), o evento vai acontecer entre os dias  10 e 13 de setembro, no Rafain Palace Hotel & Convention em Foz do Iguaçu (PR). Com o tema “Semente: matéria-prima da sustentabilidade”, o congresso tem o papel de promover um debate integrado entre os mais variados públicos da cadeia produtiva de sementes, destacando pesquisadores, profissionais da área, acadêmicos, produtores rurais, indústrias, entre outros.

Submissão de trabalhos traz novidades

Os participantes do CBSementes terão a chance de submeter seus trabalhos para apresentação durante o evento, mas para isto deverão enviar os resumos até o dia 24 de maio.

Em uma medida inovadora, os autores dos trabalhos deste ano terão a opção de complementar suas apresentações com vídeos de até três minutos. Além da tradicional apresentação no formato de pôster, os autores poderão enviar vídeos sobre seus temas escolhidos. Estes vídeos serão disponibilizados juntamente com os resumos nos anais online do evento.

“Esta iniciativa proporciona uma oportunidade adicional para os participantes divulgarem e promoverem as tecnologias relacionadas aos seus trabalhos de forma dinâmica e envolvente”, afirma o presidente da ABRATES, pesquisador Fernando Henning.

Para reconhecer o mérito e o esforço dos participantes, o XXII Congresso Brasileiro de Sementes continuará premiando os trabalhos em três categorias: graduação, mestrado e doutorado. “Esta tradição de premiação destaca a excelência e a inovação no campo da ciência de sementes, incentivando ainda mais o avanço da pesquisa e da tecnologia neste setor importante da agricultura”, complementa Henning.

Segundo ele, o evento está empenhado em oferecer uma experiência enriquecedora e inovadora aos seus participantes, destacando-se não apenas pela qualidade das apresentações, mas também pela diversidade de formatos e oportunidades de envolvimento. “O XXII Congresso Brasileiro de Sementes promete ser um marco na troca de conhecimentos e na promoção do avanço para a área de sementes”, enfatiza o presidente da ABRATES.

Normas específicas

Os resumos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês e devem ser enviados eletronicamente através do Formulário de Submissão de Resumo disponível no site do evento. Os trabalhos podem ser inscritos em diversas sessões temáticas: Sementes de Espécies Florestais; Sementes de Espécies Forrageiras; Patologia de Sementes; Produção, Maturação, Colheita;  Secagem, Beneficiamento, Armazenamento, Tratamento de Sementes;  Viabilidade – Germinação, Dormência;  Vigor e   Morfologia, Biologia molecular, Análise de imagens, Inteligência Artificial.

Durante a submissão, os autores têm a opção de selecionar a possibilidade de apresentação oral para avaliação e possível premiação. Caso pré-selecionado pela comissão Técnico-científica, o trabalho será apresentado oralmente em sessão plenária específica para esse fim.

Os autores cujos trabalhos forem aceitos para apresentação oral serão notificados por e-mail pela comissão técnica-científica. Cada autor terá no máximo dez minutos para apresentar seu trabalho oralmente.

Para enviar links de vídeos relacionados aos seus trabalhos é preciso obedecer alguns critérios. Os links desses vídeos serão adicionados ao final dos resumos nos anais do congresso e devem ser gravados pelos próprios autores e hospedados em plataformas de acesso público, como o Youtube. Os vídeos não devem exceder três minutos de duração e os autores são responsáveis pela qualidade da gravação, garantindo uma boa captação de áudio e vídeo para facilitar o acesso e entendimento do conteúdo.

Sobre a ABRATES - Fundada em 1970, a Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes  (ABRATES), é uma organização sem fins lucrativos dedicada a impulsionar o desenvolvimento de tecnologias para a produção de sementes em todo o Brasil. Nossa missão é promover cursos e eventos como o CBSementes, estimular a publicação de trabalhos técnicos-científicos, divulgar resultados de pesquisas em tecnologia de sementes e proporcionar atualização tecnológica e capacitação para profissionais da cadeia sementeira
 
Serviço
Evento: XXII Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes)
Data: 10 a 13 de setembro de 2024
Local: Rafain Palace Hotel & Convention em Foz do Iguaçu (PR).
Inscrições: https://cbsementes.com/

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.