Farsul apoia manifestações e defende solução para endividamento rural
Farsul reforçou que seu sistema sindical apoia a mobilização

A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) manifestou apoio às mobilizações promovidas por produtores rurais em diversas regiões do estado. As manifestações têm como objetivo pressionar o poder público pela renegociação e securitização das dívidas acumuladas nos últimos anos em razão de perdas causadas por eventos climáticos extremos.
Em nota divulgada nesta terça-feira (20), a Farsul reforçou que seu sistema sindical apoia a mobilização, mas ressalta que "tem a responsabilidade e o comprometimento com manifestações pacíficas e ordeiras". A entidade destacou ainda a necessidade de respeito ao direito de ir e vir da população e à livre circulação em vias públicas.
Segundo a federação, o endividamento dos produtores é consequência direta das repetidas estiagens, secas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul. “Seguimos trabalhando junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional para encontrar soluções para o alto grau de endividamento que afeta parte significativa dos produtores gaúchos”, afirmou a entidade em comunicado.
A Farsul também informou que está à disposição dos sindicatos rurais para garantir que as manifestações ocorram com segurança, serenidade e dentro da legalidade. O objetivo, segundo a federação, é chamar a atenção da sociedade e das autoridades para a crise enfrentada pelo setor agropecuário no estado.
Confira a nota na íntegra: