CI

Projeto de avalia novas cultivares de café

Evento acontece no próximo sábado (6), em Vermelho Novo, na região da Zona da Mata mineira


Foto: Pixabay

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Embrapa Café estão organizando o dia de campo "Cultivares de Café Arábica para a região das Matas de Minas", que acontecerá no próximo sábado, 6 de abril. O evento, realizado em parceria com o Sistema Faemg/Senar, terá início às 8h e será sediado no sítio Armendane, localizado no município de Vermelho Novo, conforme anunciado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.

Durante o evento, os pesquisadores da Epamig, Gladyston Carvalho e Vinícius Andrade, e da Embrapa Café, André Dominghetti e Guilherme Abreu, irão apresentar as estimativas de safra e o potencial produtivo da Unidade Demonstrativa implantada na propriedade. Essa área faz parte de um projeto que visa avaliar o desempenho de novas cultivares de café em diferentes regiões produtoras do estado.

Gladyston Carvalho, coordenador do projeto, destaca que esses são os primeiros dias de campo com as plantas em fase de produção. “Estes são os primeiros dias de campo com as plantas em fase produção, com café no pé. Já realizamos um encontro em São Roque de Minas, na região da Serra da Canastra, no dia 28 de fevereiro, e temos outros três previstos. A proposta é que ao longo dos quatro anos de vigência, realizemos dias de campo em cada uma das regiões envolvidas”, informa o pesquisador.

As vagas para o evento são limitadas e as inscrições devem ser feitas diretamente com a técnica do Programa de Assistência Técnica e Gerencial - ATeG do Sistema Faemg, Kênia Barbosa, através do telefone (33) 99979-2806.

O projeto "Validação de cultivares de cafeeiros e transferência de tecnologias para as regiões cafeeiras de Minas Gerais" conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig)/Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e do Consórcio de Pesquisa do Café. O trabalho, conduzido em parceria pela Epamig e Embrapa Café, tem como objetivo identificar variedades de café mais adequadas às diferentes condições de clima, solo e relevo presentes no estado. As unidades demonstrativas implantadas em municípios das diversas regiões mineiras estão atualmente em fase de produção, e os pesquisadores estão realizando giros tecnológicos e dias de campo para apresentar e avaliar os primeiros resultados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.